EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Líderes indígenas apresentam reivindicações a presidentes da Câmara e do Senado

 

O presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves recebe e ouve as reinvidicações da Comissão da Mobilidade Nacional Indígena (José Cruz/Agência Brasil)
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, recebe reivindicações das lideranças indígenas José Cruz/Agência Brasil 

Lideranças indígenas reuniram-se no início da noite de ontem (28) com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedirem apoio na tramitação de matérias de interesse dos índios.

A principal luta das comunidades é impedir a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/2000), que inclui entre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação de terras indígenas e a ratificação das demarcações já homologadas; estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei. A PEC é defendida pelos integrantes da bancada ruralista.

Representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara disse que os presidentes da Câmara e do Senado prometeram colocar as matérias de interesse dos indígenas em votação, se houver amplo consenso nas Casas Legislativas. “O presidente Henrique Alves assumiu o compromisso de não aprovar a PEC 215, enquanto não houver consenso dentro da Casa.  Isso foi um ganho para os povos indígenas”, disse. O mesmo compromisso foi assumido pelo senador Renan Calheiros, segundo a representante.

Segundo ela, há mais de dois anos os indígenas estão lutando no Congresso para impedir a aprovação da PEC, uma vez que “os ruralistas estão impondo as mudanças sobre a demarcação das nossas terras. Eles querem dar o parecer se uma terra é indígena ou não. Lutamos contra essa mudança no processo de demarcação de terra”.

Por Iolando Lourenço, da Agência Brasil.

EcoDebate, 29/05/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa