EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

BNDES aprova R$ 309,4 milhões para 3 novos parques eólicos no RN

 

energia eólica

 

• Financiamento apoiará também os respectivos sistemas de transmissão. Na etapa de obras, devem ser gerados 660 empregos

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 309,4 milhões para a construção de três parques eólicos e seus respectivos sistemas de transmissão no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

Os projetos — Usina de Energia Elétrica Carcará I, II e Terral — fazem parte do Complexo Areia Branca, controlado pela Voltalia Energia do Brasil, e terão capacidade instalada de 90 MW.

O apoio do BNDES equivale a 74,6% do investimento total e contribuirá para a criação de cerca de 660 empregos durante a execução das obras. Os parques são constituídos por 30 aerogeradores, produzidos pela Acciona Windpower do Brasil.

Os novos parques contribuirão para a diversificação da matriz energética brasileira com uma fonte de recursos renovável, sem risco hidrológico, além de permitir a complementação sazonal entre o regime hídrico e eólico, evitando o despacho das hidrelétricas nos períodos de menores vazões.

As empresas têm contrato de 20 anos para a comercialização de energia com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para início de suprimento no segundo semestre de 2014.

Os projetos eólicos no município de Areia Branca trarão impactos positivos para a economia regional. O financiamento do BNDES inclui um subcrédito por meio da linha Investimentos Sociais de Empresas, que prevê programas de educação e capacitação de mão de obra, especialmente nos setores de empreendedorismo, turismo e agricultura de maior valor agregado.

A Voltalia do Brasil é uma empresa brasileira de capital fechado, com sede no Rio de Janeiro, e tem como principal acionista a Voltalia S/A, grupo francês de atuação internacional na geração de energia de fonte renovável, inclusive solar.

Fonte: BNDES

 

EcoDebate, 15/05/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa