EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Sociedade tem que mudar padrão de consumo e comportamento, defende IPCC

 

O IPCC fala, mas ninguém ouve

Sociedade tem que mudar padrão de consumo e comportamento, defende IPCC

A vice-presidente do Grupo de Mitigação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Suzana Kahn, disse, na terça-feira (29), que apenas o emprego da tecnologia não vai resolver os problemas decorrentes das mudanças climáticas.

Para ela, se a humanidade quiser limitar o aumento de temperatura a 2 graus Celsius até 2100, é preciso mudar o padrão de consumo e de comportamento.

“A tecnologia pura e simples não vai resolver o problema. Além de ter que cortar profundamente as emissões [de gases de efeito estufa], é preciso que se mude radicalmente comportamentos e padrões de consumo insustentáveis”, disse ela, em audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, no Senado, sobre o mais recente relatório do IPCC.

Uma das principais mensagens da terceira e última parte do quinto Relatório de Avaliação do IPCC, divulgada em Berlim, na Alemanha, no dia 13 de abril, é a necessidade de uma profunda “descarbonização” da geração de energia para estabilizar a concentração de dióxido de carbono até o final do século.

“O crescimento das emissões de gases de efeito estufa foi o maior da história em 2010 e 80% do aumento das emissões se devem à queima de combustíveis fósseis, o que torna a questão do aquecimento global um problema de uso de energia. O vilão é o modelo de desenvolvimento [econômico] com um consumo excessivo de energia e dos combustíveis fósseis”, disse Suzana, uma das autoras do documento.

A vice-presidente acrescentou que as cidades são a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa e serão as mais afetadas pelos os impactos das mudanças climáticas. “As cidades consomem mais da metade da energia mundial e as áreas urbanas devem triplicar entre 2000 e 2030.”

Pela importância das cidades para o aquecimento global, os próximos relatórios do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas vão focar em análises e diagnósticos das cidades brasileiras entre 2014 e 2016, informou Suzana, que também é presidente do Comitê Científico do painel brasileiro.

Reportagem de Ana Cristina Campos, da Agência Brasil, no EcoDebate, 02/05/2014


Consumo, consumo sustentável, consumerismo, consumismo, Consumidor consciente, consumidor consciente, consumidor consciente, Consumidor
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Sociedade tem que mudar padrão de consumo e comportamento, defende IPCC

  • Ou se muda sistema econômico ou não será possível mudar padrão de consumo. É simples assim.

Fechado para comentários.