EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

FAO: Produção de alimentos deve levar em consideração impactos das mudanças climáticas

 

A pecuária pode desempenhar um papel importante na adaptação às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos sobre o bem-estar humano. Foto: FAO/Roberto Faidutti

A pecuária pode desempenhar um papel importante na adaptação às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos sobre o bem-estar humano. Foto: FAO/Roberto Faidutti

 

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, disse que os países precisam mudar para sistemas alimentares mais sustentáveis e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas, alertando que o fenômeno tem o potencial para remodelar o cenário de produção de alimentos do planeta.

O discurso foi feito no 7° Fórum de Agricultura em Menkes, Marrocos, nesta quinta-feira (24). Segundo o diretor-geral, os mais pobres do mundo são particularmente os mais vulneráveis. “Não só eles têm menos meios para reagir, mas também tendem a viver em áreas de produção já marginais, onde o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola é sentida como uma extensão ainda maior”, acrescentou.

Lembrando que a ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, José Graziano da Silva também destacou a agricultura familiar como uma ferramenta para o desenvolvimento e estabilidade rural.

“Ao fornecer apoio adequado para a agricultura familiar, nós podemos combater a insegurança alimentar, chegando a um grupo que é em si mesmo vulnerável”, disse ele.

Estima-se que 500 milhões de propriedades de agricultura familiar são responsáveis por cerca de 80% das participações do mundo, incluindo as famílias mais vulneráveis globalmente. Cerca de 70% de todos as famílias com insegurança alimentar em áreas rurais de países em desenvolvimento são de agricultura familiar.

Para o diretor-geral existe uma ampla gama de prioridades para o desenvolvimento, incluindo acabar com a fome, apoio à produção sustentável, redução da pobreza rural, melhoria dos mercados de alimentos e a construção de resiliência.

O diretor-geral da FAO e os ministros marroquinos da Agricultura e da Pesca Marinha e da Economia e das Finanças assinaram um acordo para apoiar projetos de segurança alimentar em outros lugares na África, através do programa Cooperação Sul-Sul da FAO, que combina fundos do governo e do setor privado.

 

 

Informe da ONU Brasil, no EcoDebate, 28/04/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa