EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Desflorestamento na Amazônia Legal, de agosto de 2009 a julho de 2010, foi de 7 mil Km2

 

INPE divulga dados consolidados do PRODES 2010 -O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu o mapeamento e o cálculo da taxa de desmatamento na Amazônia Legal para o período de agosto de 2009 a julho de 2010. Medido pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES), o resultado final, obtido pela análise de 213 imagens Landsat, computou o total de 7.000 km².

A taxa de desmatamento de 2009-2010 indica uma redução de 6,2% em relação ao período anterior (agosto de 2008 a julho de 2009), em que foram medidos 7.464 km² de desmatamento.

A diferença de 8,5% entre a estimativa preliminar de 6.451 km², divulgada em novembro de 2010, e a consolidação da taxa de desmatamento está dentro da margem de erro de 10% estipulada para esta metodologia.

O PRODES é uma das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) e tem sido reconhecido como uma contribuição fundamental pela presteza e transparência na divulgação da informação sobre o desmatamento na região.

A tabela abaixo apresenta a participação de cada Estado na taxa de desmatamento da Amazônia Legal.

Este resultado confirma a tendência de redução na taxa de desmatamento na Amazônia Legal que vem sendo observada desde 2005, quando foram iniciadas as atividades do PPCDAm, conforme mostra o gráfico a seguir.

Os mapas das áreas de desmatamento, as imagens de satélite utilizadas neste levantamento e os dados tabulares empregados no cálculo da taxa anual estão disponíveis na página do PRODES/INPE: www.obt.inpe.br/prodes

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

EcoDebate, 04/10/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa