EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Urânio Film Festival terminou com a exibição do filme ‘Atomic Bombs on Planet Earth’

Com glamour e surpresas inesperadas terminou o 1º Festival International de Filmes sobre Energia Nuclear, Urânio em Movi(e)mento, sábado à noite (28 de maio de 2011), no histórico Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Cineastas e convidados foram brindados com um banquete de comidas e bebidas típicas, como a Cachaça Magnífica e a Caipirinha do Rio de Janeiro.

De 34 produções internacionais, sobre a sequencia nuclear da mineração de urânio até o lixo nuclear e os riscos da radioatividade, quatro vencedores foram selecionados.

O melhor curta-metragem selecionado pelo júri oficial foi uma produção da Costa Rica, do Diretor Pablo Ortega, da Universidade da Costa Rica: Uranio 238: La Bomba Sucia del Pentágono.

“Em meus 25 anos como especialista e ativista contra armas nucleares de urânio empobrecido, o Urânio Festival do Rio de Janeiro foi um destaque na exposição de um problema muito grave que a humanidade enfrenta hoje: a utilização de resíduos radioativos como arma militar”, diz Damacio A. Lopez, Diretor-Executivo do International Depleted Uranium Study Team (IDUST), que representou o filme junto com Isabel Macdonald do Centro de Amigos para la Paz (CAP).

Isabel Macdonald: “Este prêmio vai colaborar para os esforços que temos feito para a criação de um tratado internacional que proíba armas de urânio empobrecido em todo o mundo.”

O melhor longa-metragem – selecionado pelo júri oficial – foi uma nova produção do Diretor Michael Madsen, da Dinamarca, “Into Eternity”. Um filme impressionante, que lida desde às questões filosóficas até às questões relativas à armazenagem permanente de alto nível dos resíduos nucleares. O filme leva o público até milhares de metros de uma formação rochosa no interior da Finlândia, onde a construção das primeiras instalações de armazenamento de alto nível de resíduos nucleares estão sendo construídas.

O Prêmio Juri Popular para o melhor curta-metragem foi dado ao “Césio 137. O Brilho da Morte”, dirigido por Luiz Eduardo Jorge. Seu documentário mostra os eventos que ocorreram em uma verdadeira tragédia ao vivo sobre a liberação de césio-137 em uma área urbana, em 1987, no centro da cidade de Goiânia, Brasil. Este foi o pior acidente radioativo da América Latina, que custou a vida de muitas pessoas e a saúde de centenas ou talvez milhares de sobreviventes.

“Césio 137. O Brilho da Morte” foi produzido por Laura Pires, bem como o longa vencedor do prêmio juri popular “Césio 137 O Pesadelo de Goiânia” do Diretor Roberto Pires.

Este filme conta com a participação de famosos atores brasileiros como Joana Fon, Paulo Bety e Paulo Gorgulho. Este filme foi o primeiro de todos os tempos sobre o acidente nuclear no Brasil Central. O roteiro de “Césio 137. O Pesadelo de Goiânia” é baseado em declarações pessoais de vítimas e médicos, colhidas por Roberto Pires, ainda no período que ocorreu o acidente. Anos mais tarde Roberto Pires faleceu, vítima de cancer, causado pela exposição aos locais do acidente para realizar as gravações do filme.

Uma grande surpresa para os convidados foi o aparecimento de três representantes dos povos indígenas do Brasil que fez uma apresentação musical e uma oração para o Festival e seus convidados. Afonso Apurinã do Estado do Acre e seus dois companheiros de outros povos indígenas foram convidados pelos organizadores para reafirmar o direito dos povos indígenas sobre as suas terras tradicionais e divulgar a sua luta para preservar o Antigo Museu Indígena do Rio de Janeiro, que neste momento sofrem ameaça de expulsão, por causa da construção de projetos para acomodar a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos.

O 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear e sua cerimônia de premiação encerrou com uma verdadeira surpresa “bombástica”: a exibição para um público selecionado do filme “Atomic Bombs on Planet Earth”, a mais nova produção do famoso diretor de cinema Peter Greenaway. “Nós recebemos este curta fantástico de Greenaway hoje”, disse o Diretor do Festival, Norbert Suchanek. “Nós decidimos que “Atomic Bombs” será o filme de abertura do 2 º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, em maio de 2012, no Rio de Janeiro!”

http://www.uraniumfilmfestival.org/html/awards.html
http://www.socialdoc.net/magnus/

Marcia Gomes de Oliveira
Coordenadora Geral
1 º Festival Internacional de Filmes Sobre Energia Nuclear – Urânio Movi(e)mento
www.uraniumfilmfestival.org
info@uraniumfilmfestival.org

EcoDebate, 07/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa