EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Tratamento de Efluentes Líquidos por Filtro Biológico com Zona de Raízes e Piscicultura para Combate de Larvas de Mosquitos

Com base em estudos e pesquisas, foi desenvolvido um sistema que permite ao mesmo tempo, tratar o efluente líquido oriundo do sistema convencional de esgoto domestico, e combater com eficiência, larvas dos mosquitos da DENGUE, MALARIA, FEBRE AMARELA, e os incômodos PERNILONGOS. Tudo isso a partir de princípios biológicos, de fácil montagem e baixo custo, podendo ser instalado em diversas regiões do país, mesmo em locais de periferias onde se encontram as populações mais humildes de baixa renda e sem acesso a água potável e saneamento básico.

Esse sistema vem sendo testado, em caráter experimental a seis meses, com bons resultados, atendendo a quatro famílias, que tem toda canalização dos esgotos de suas residências interligados e tratados pelo mesmo.

Após o tratamento o efluente tratado poderá ser reaproveitado, para fins de limpeza de calçadas, lavação de carros, rega de plantas, ou outras aplicações. Porem o líquido tratado, não pode ser consumido, ingerido ou aplicado em regas de legumes, verduras ou lavação de frutas. Se não for de interesse o reaproveitamento do efluente tratado, este poderá ser novamente devolvido a natureza, isentando córregos, rios, lagos, mar, e o lençol freático, desses poluentes.

Por ser um sistema de caráter biológico, utilizando princípios básicos naturais com vegetais por suas raízes como agente principal, é auto-sustentável, se tornando um atrativo de embelezamento em forma de jardim contendo plantas que produzem flores, tudo sem provocar qualquer inconveniente como fortes odores, e irradiações de doenças, e patogênicos atraindo a participação de animais e insetos benéfico ao homem. Da mesma forma a complementação aquática do sistema com a piscicultura inserida, atua no combate a larvas de mosquitos, dando vida novamente, a um líquido que após tratado se apresenta sem odor, oxigenado e com possibilidade vida, que em circunstâncias anteriores não proporcionaria qualquer sobrevivência das espécies citadas.

Estamos longe de atingir, uma excelência em nossas atitudes como pessoas atiladas, porem enquanto existir vontade, sabedoria e humildade haverá sempre uma esperança.

O protótipo esta instalado, no endereço a seguir:
Travessa Pedro Simão da Cruz, 51
Bairro: Centro.
Cidade: Santo Amaro da Imperatriz, SC
CEP: 88140 000

Visualização: http://www.youtube.com/watch?v=jIwWMhtJ81c

“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”

Contatos: Pedro Simão da Cruz Filho – Acadêmico – FADESC – UNIASSELVI
pedacruz{at}uol.com.br

EcoDebate, 25/10/2010



[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.