EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Programa Green Talents abre portas para pesquisadores brasileiros

Com inscrições abertas para seu segundo processo seletivo, o programa Green Talents, promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e voltado a jovens cientistas da área de desenvolvimento sustentável, selecionou três pesquisadores brasileiros em 2009. Dois viajaram pela Alemanha em setembro passado, quando participaram do VI Fórum BMBF de Sustentabilidade, de simpósios e visitas a importantes centros de pesquisa e tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas para colegas alemães e estrangeiros. Para ambos, o Green Talents abriu novas perspectivas e oportunidades.

A viagem-prêmio da pesquisadora da Unicamp e doutora em química Juliana Aristéia de Lima foi apenas a primeira decorrente de sua seleção no concurso. No momento, ela prepara-se para duas experiências profissionais na Alemanha nos próximos meses. Os contatos realizados através do programa Green Talents lhe renderam tanto um convite para trabalhar três meses no Instituto Max Planck de Mainz quanto outro para um congresso em Stuttgart. Juliana pesquisa biopolímeros como alternativa aos plásticos convencionais.


O seleto grupo de 15 green talents também contou com Antonio Carlos Caetano de Souza, mestre em engenharia mecânica e pesquisador da Unesp. Antonio Carlos qualifica como “especial” a oportunidade que o programa lhe proporcionou ao colocá-lo em contato com colegas de outros países, o que pode gerar projetos em conjunto. Já o doutor em engenharia sanitária Caetano Dorea, docente na Universidade de Glasgow, não participou da viagem-prêmio por razões de saúde na época. Dorea pesquisa novas tecnologias de saneamento ambiental.

A segunda edição do Green Talents também selecionará 15 jovens cientistas de todo o mundo, que se dedicam especialmente a pesquisas relacionadas a proteção ambiental, tecnologias ligadas a recursos hídricos, produção sustentável em indústrias e inovações no setor de serviços. Estão novamente programadas visitas a universidades, instituições de pesquisa e empresas, um fórum internacional sobre o futuro energético, eventos culturais e a cerimônia de premiação com a presença da ministra Annette Schavan, da Educação e Pesquisa. Os 10 dias de atividades na Alemanha terão início em 20 de setembro. As candidaturas encerram-se em 20 de junho.

Mais informações sobre o Green Talents 2009: www.research-in-germany.de/greentalents
Edital Green Talents 2010: www.dialogue4s.de/_media/20100415_GT__ApplicationGuidelines_2010.pdf

* Colaboração de Antonio Carlos Caetano de Souza para o EcoDebate, 18/06/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.