EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação Boi Pirata II apreende mais 1,7 mil cabeças de gado no município de Novo Progresso, Pará

Operação Boi Pirata 2 na Flona da Jamanxim no Pará. Retirada de Boi Pirata de dentro da Flona. Foto: Jefferson Rudy/MMA
Operação Boi Pirata 2 na Flona da Jamanxim no Pará. Retirada de Boi Pirata de dentro da Flona. Foto: Jefferson Rudy/MMA

Na operação desta terça-feira, foram retiradas 1,7 mil cabeças, além de apreendidas armas e tratores. Os autos de infração geraram multas de R$ 23,86 milhões

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou nesta terça-feira (11), no Pará, o trabalho dos agentes do Ibama na operação Boi Pirata II na Floresta Nacional Jamanxim, situada no oeste do estado, no município de Novo Progresso. A região possui um dos maiores índices de desmatamento e de cabeças de gado criado ilegalmente dentro da área de proteção.

Até o momento, foram apreendidas seis mil cabeças de gado, sendo que o número total deve atingir 15 mil. Na operação desta terça-feira foram retiradas 1.700 cabeças que serão doadas aos programas sociais do governo federal.

Além do gado, foram ainda apreendidas 14 armas, entre fuzis e carabinas, 1.000 litros de óleo diesel, transportado dentro da Flona de modo irregular, quatro tratores, sendo dois de esteira, três caminhões e uma serraria móvel. Foram detidas 17 pessoas e lavrados 27 autos de infração, que geraram multas de R$ 23,86 milhões.

De acordo com o ministro, quem não tirar seus rebanhos da Flona, o mais rápido possível, perderá o gado. Ele disse que quem entrou em terra que não era sua terá que retirar o gado imediatamente. Disse também que todas as fazendas serão multadas, pois é crime ocupar áreas da União, isso dá cadeia, alertou o ministro.

O ministro Carlos Minc considerou a operação um sucesso e informou que se formou o maior engarrafamento de boi pirata na BR-163.
Como alternativa ao desmatamento e proposta de desenvolvimento sustentável na região de Novo Progresso, o ministro lembrou a Operação Arco Verde, que vem sendo desenvolvida na região com ações de vários ministérios como a regularização fundiária, o crédito agrícola, mutirão de cidadania, entre outros.

A operação, iniciada em junho, é realizada em parceria com a Polícia Militar do Estado do Pará, com o apoio do Exército e dos fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é impedir o desmatamento ilegal na Amazônia para a criação de gado.

Texto de Badaró Ferrari/ Ascom Ibama, publicado pelo EcoDebate, 12/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Operação Boi Pirata II apreende mais 1,7 mil cabeças de gado no município de Novo Progresso, Pará

  • voces não sabem o q estão fasendo!!!
    isso é uma afronta contra o povo brasileiro.
    srº Carlos Minc o senhor não sabe o que diz você esta desorientado querendo mostrar serviço..
    o povo não tem culpa, pois foi o proprio governo que orientou o povo a integrar a amazonia.
    vergonha vergonha vergonha
    tenho nojo de ser brasileiro.

Fechado para comentários.