EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação simultânea da Anvisa e Polícia Federal apreende 2,5 milhões de litros de agrotóxico adulterado

veneno

Operação simultânea da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal apreendeu 2,5 milhões de litros de agrotóxicos adulterados em Londrina (PR) e Taquari (RS), nesta quarta (1) e quinta-feira (2). A ação também interditou a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Milenia Agrociencias S/A, filial do grupo israelense Makhteshim Agan.

Durante a ação, deflagrada simultaneamente nas duas cidades da região Sul, foi constatado que os agrotóxicos Herbimix, Pyrinex, Posmil, Trop e Podos eram com adulteração na fórmula, sem autorização.
A Anvisa apreendeu, ainda, os documentos com a ordem de produção desses produtos.

A interdição é valida por 90 dias, prazo em que os produtos não poderão ser comercializados. A Milenia Agrociencias S/A terá cinco dias para apresentar contraprova.

Investigação

As investigações, que resultaram na operação, começaram a partir de denúncia a respeito da adulteração do agrotóxico Podos. Antes da ação, a Anvisa colheu amostras do produto no mercado e encaminhou para análise da Polícia Federal e do Instituto Adolfo Lutz.

A perícia detectou que o Podos era comercializado com formulação tóxica acima do permitido. O produto é registrado no Ministério da Agricultura mediante avaliação toxicológica efetuada pela Anvisa com padrões toxicológicos de classe III, ou seja, medianamente tóxico. O material colhido no mercado apresentou teores de toxicidade de classe I, isso é: extremamente tóxico.

Com a formulação encontrada no mercado, esse produto pode causar, nos trabalhadores rurais que manipulam o agrotóxico, irritação irreversível da córnea e cegueira.

Produtos Apreendidos

Produto
Ingrediente ativo
Culturas
Herbimix SC
Atrazina + simazina
Milho
Trop
Glifosato
Algodão, Arroz, Café, Cana-de-açúcar, Citros, Eucalipto, Maçã, Milho, Pinus, Seringueira, Soja e Trigo
Posmil
Triazina
Milho
Podos
Flumetralina
Fumo
Pyrinex 480 EC
Clorpirifós
Algodão, Batata, Café, Citros, Feijão, Mação, Milho, Soja, Tomate e Tr

* Informe da Anvisa, publicado pelo EcoDebate, 07/07/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.