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Portugal apresenta rede de abastecimento de carro elétrico

GRID Alternatives
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O governo português lança oficialmente nesta segunda-feira a rede nacional de mobilidade elétrica, uma das primeiras da Europa, que prevê 320 locais de abastecimento de carros elétricos em 2010 e 1.300 daqui a dois anos.

O objetivo da rede, revelada no dia 16 pelo ministro da Economia em Londres, é minimizar a dependência energética do país e também as emissões de carbono.

Na época, Manuel Pinho declarou que a rede – que segundo o governo permitirá a criação de 22 mil postos de trabalho – será desenvolvida por uma empresa portuguesa, mas recusou-se a revelar o nome.

A primeira rede nacional deste gênero foi iniciada por Israel, seguida pela Dinamarca no final de maio.

O alargamento da rede (com 1.300 postos de abastecimento previstos em 2011) deverá coincidir com o lançamento dos automóveis elétricos produzidos pela aliança Renault Nissan, com a qual o governo assinou um protocolo em julho de 2008.

Paralelamente a esta rede, o executivo português prevê conceder aos proprietários de carros elétricos incentivos fiscais como a isenção do imposto de circulação e benefícios fiscais no IRS.

Em Portugal já existem experiências-piloto de abastecimento de veículos elétricos, principalmente a rede que resulta de um protocolo entre a EDP e a Prefeitura Municipal de Lisboa.

Atualmente em fase de implementação, o projeto “Watt Drive” de mobilidade elétrica tem seis pontos de abastecimento (prevê chegar aos 100) na capital e foi ampliada a um universo de 40 a 50 usuários, quando na sua gênese abastecia apenas uns poucos veículos de entidades oficiais.

Por outro lado, a elétrica portuguesa está igualmente estudando com outras empresas europeias do setor (RWE, EDF, Endesa, Enel, Vatenfall) e universidades e institutos os impactos de um cenário de utilização em massa de veículos elétricos.

O projeto Grid for Vehicle (G4V) visa definir as medidas necessárias para o cenário de utilização em massa destes veículos.

* Matéria da Agência Lusa, publicada pelo EcoDebate, 29/06/2009.

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