EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cancelada na Câmara dos Deputados discussão de relatório sobre mineração em terra indígena

A comissão especial sobre exploração de recursos minerais em terras indígenas cancelou a reunião que realizaria nesta terça-feira (9) para discutir o parecer do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) . A votação do relatório vem sendo adiada desde o segundo semestre do ano passado, por falta de acordo.

Valverde apresentou substitutivo que altera o projeto original do Senado sobre o tema (PL 1610/96). Entre as mudanças, está a obrigatoriedade de consulta às comunidades indígenas sobre a possibilidade de extração de minérios em suas terras.

De acordo com o projeto original, os índios seriam ouvidos, mas apenas de forma consultiva. Com a mudança proposta, a opinião das comunidades será decisiva, pois elas poderão impedir a implantação de projetos de mineração.

Notícias relacionadas:
Relator reforça poder de indígenas sobre mineração

Matéria da Agência Câmara, publicada pelo EcoDebate, 09/06/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.