EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo relatório da ONU confirma o aquecimento dos maiores ecossistemas marinhos mundiais

UNEP Large Marine Ecosystem Report: a Perspective on Changing Conditions in LMEs of the World’s Regional Seas

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Novo relatório da ONU [UNEP Large Marine Ecosystem Report: a Perspective on Changing Conditions in LMEs of the World’s Regional Seas] conclui que 61 dos 64 maiores ecossistemas marinhos do planeta sofreram um significativo aumento da temperatura na superfície oceânica, ao longo dos últimos 25 anos, reduzindo os estoques pesqueiros em algumas regiões e aumentando em outras.

No nordeste do Atlântico, incluindo o mar da Noruega, Ilhas Fareo e Inslandia, o aumento da temperatura também aumentou o zooplancton, alimento fundamental na cadeia alimentar marinha, permitindo o aumento dos estoques.

No entanto, na maioria dos grandes ecossistemas marinhos, o aumento da temperatura significou redução nos estoques pesqueiros.

De acordo com o relatório, 70% dos estoques pesqueiros mundiais estão se esgotando em razão da sobrepesca, reduzindo a oferta de alimentos. Isto é um grave risco à segurança alimentar, em especial na Africa, Asia e América Latina. Em contrapartida, o estudo afirma que, nos EUA, a sobrepesca dos estoques pesqueiros domésticos é de 23% e continua a ser reduzido, em razão da legislação que exige o fim da sobrepesca até 2010, visando a recuperação das espécies até níveis sustentáveis para captura.

O relatório, ainda, afirma que um volume sem precedentes de nitrogênio está sendo ‘carregado’ para as águas costeiras, aumentando as ocorrências de algas tóxicas e a redução do oxigênio dissolvido na água (hipoxia), o que também é uma grave ameaça à sobrevivência das especies marinhas.

O relatório “UNEP Large Marine Ecosystem Report: a Perspective on Changing Conditions in LMEs of the World’s Regional Seas” está disponível para acesso integral e/ou download, no formato PDF e zipado.

Para acessar o relatório zipado, com 872 páginas e 100Mb, clique aqui.

[EcoDebate, 21/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.