EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Entidades Populares visitam comunidades ameaçadas pelo Projeto Canal do Sertão de Pernambuco

Entidades Populares visitam comunidades ameaçadas pelo Projeto Canal do Sertão de Pernambuco

Entre os dias 22 e 25 de abril, foi realizado um Mutirão de visitas às comunidades ameaçadas pelo projeto Canal do Sertão de Pernambuco. A proposta do Mutirão surgiu a partir da necessidade de conhecer melhor o projeto e, sobretudo, a realidade das famílias e comunidades ameaçadas. O mais visível para os mutirantes foi a desinformação por parte das comunidades visitadas, sendo que as poucas informações que chegam são pontuais e desencontradas, levando várias comunidades a confundir o projeto com o da Transposição do rio São Francisco.

Os mutirantes se dividiram em três equipes para visitar as três regiões do Canal: Sertão do São Francisco (municípios de Casa Nova-BA; Afrânio-PE e Dormentes-PE); Sertão do Araripe (municípios pernambucanos de Araripina, Trindade, Exu e Ouricuri); e Sertão Central, que abrange os municípios de Serrita, Parnamirim e Cedro, todos em Pernambuco.

O projeto Canal do Sertão prevê a construção de, aproximadamente, 500 km de canal principal e mais 200 km de canais de distribuição, sendo que a tomada d’água está prevista para sair do município de Casa Nova, com volume estimado de água de 140 m³/s (volume maior do que o disponível para o projeto de Transposição), tendo como principal finalidade a agricultura irrigada, em especial a cana de açúcar, além da agroindústria e da mineração, dentre outras.

As principais conseqüências do projeto para as populações locais são a expulsão das famílias das suas terras; os subempregos (ou trabalhos análogos à escravidão); aumento da concentração de renda e das periferias rurais e urbanas.

Um dos elementos motivadores da atividade foi o fato de que hoje existem apenas informações oficiais, adquiridas através de jornais e do próprio governo. O Governo Federal fala em antecipar em cinco anos de execução da obra, prevista para 2026, dada a importância desta para os grandes projetos desenhados para a região.

O mutirão foi o primeiro passo onde se envolveram 20 militantes de diferentes organizações que atuam em defesa do rio São Francisco, com o intuito, sobretudo, de ouvir as comunidades, registrar a realidade percebida e ao mesmo tempo dialogar com as famílias e comunidades trocando experiências e informações sobre o Projeto.

Ao final do Mutirão, foi realizada uma avaliação da atividade e o mais visível é a desinformação por parte das comunidades visitadas em relação ao que está previsto sobre o projeto, sendo que as poucas informações que chegam são pontuais e desencontradas, levando várias comunidades a confundir o projeto com o da Transposição do rio São Francisco.

Segundo Cícero Félix, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), existe uma falsa propaganda de que o projeto vai matar a sede das comunidades e gerar milhares de empregos. “Algumas famílias ficam bastante esperançosas com a possibilidade de ter seus filhos cortando cana, sem precisar viajar para outras regiões do país. No entanto, quando refletimos um pouco mais sobre os reais propósitos do projeto e suas conseqüências para as populações locais, logo se acende nas pessoas um grande sentimento de revolta e indignação, provocando nas mesmas a necessidade de conhecer melhor o que está por trás do projeto e o que fazer para garantir os seus territórios”, afirma.

Alguns encaminhamentos também foram definidos, como: construir material informativo e formativo sobre o projeto e o posicionamento dos movimentos e organizações sociais, além de continuar o processo de articulação das comunidades ameaçadas, através do trabalho de base.

* Informe TERRA VIDA ON-LINE | Nº 01 | CPT Bahia

[EcoDebate, 16/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.