EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Norte-americanos mudam de opinião e passam a apoiar medidas contra o aquecimento global

Termelétrica a carvão nos EUA, foto de David McNew/Getty Images
Termelétrica a carvão nos EUA, foto de David McNew/Getty Images

[Por Henrique Cortez, do Ecodebate] Durante o governo Bush quase 60% dos norte-americanos se opunham a implementação de ações mitigadoras do aquecimento global, temendo impactos negativos na economia e no mercado de trabalho. Agora, sob a administração Obama e diante de uma grave crise econômica, 90% dos norte-americanos dizem que os EUA devem agir para reduzir a emissão de gases estufa.

A mudança foi identificada por pesquisadores das universidades de Yale e George Mason, em uma avaliação de opinião realizada em todos os EUA.

Dentre os entrevistados, 34% dizem que os EUA devem implementar ações em larga escala, mesmo que isto tenha grandes custos econômicos.

Dois terços dos entrevistados disseram que os EUA devem reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa, independentemente do que outros países fazem, ao passo que apenas 7% disseram que devem agir apenas se outros países industrializados e em desenvolvimento também reduzam as suas emissões

A pesquisa indica um forte apoio uma grande variedade políticas energéticas relativas às mudanças climáticas, incluindo o financiamento para pesquisas sobre as energias renováveis (92%), reduções de impostos para as pessoas que compram veículos eficientes em termos de combustível e painéis solares (85%) e regulamentação do dióxido de carbono como um poluente (80%).

Quase quatro em cada cinco americanos apoiaram a adoção de um padrão de eficiência de combustível para automóveis, caminhões e SUVs, mesmo que isso significasse adquirir um novo veículo US $ 1000 mais caro.

Mais de 70% apoiaram a exigência de que empresas de energia elétrica produzam sua eletricidade com, pelo menos, 20% a partir de fontes renováveis de energia, mesmo que o custo médio por família, pelo consumo de eletricidade, tenha um custo adicional de US$ 100 por ano.

No entanto, apenas 53% dos entrevistados apoiou a criação de um sistema nacional cap-and-trade, uma das políticas que estão propostas pelo presidente Obama sob avaliação do Congresso. Além disso, apenas 115 dos norte-americanos apoiaram fortemente a proposta, ao passo que foi fortemente contestado por 23%.

48% disseram que pretendem avaliar as empresas, em termos de ações relacionadas com as mudanças climáticas, visando decidir o que e de quem comprar. Os pesquisados, no entanto, declararam que o principal obstáculo à compra consciente está em como saber quais empresas apoiar e quais punir, tendo em vista que não tinham informações confiáveis.

Os pesquisados acreditam que as medidas para reduzir o aquecimento global trarão vários resultados positivos: dois terços disseram que proporcionaria uma vida melhor para seus filhos e netos e salvariam muitas espécies vegetais e animais da extinção. Cerca de metade disse que iria melhorar a saúde das pessoas e reduziria o país da sua dependência do petróleo estrangeiro e protegeria uma criação de Deus.

Para acessar a pesquisa na íntegra, no formato PDF, clique aqui.

[EcoDebate, 20/03/2009, com informações de David DeFusco, da Yale University]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.