EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento global: Praia em Malibu já sofre os impactos da elevação do nível do mar

Barreira com sacos de areia em Malibu. Foto de Mark Boster / Los Angeles Times
Barreira com sacos de areia em Malibu. Foto de Mark Boster / Los Angeles Times

Matéria de Kenneth R. Weiss, do jornal Los Angeles Times, de 31/12/2008, expõe o que pode ser o primeiro impacto da elevação do nível do mar nos EUA, com o crescente desaparecimento de Broad Beach, em Malibu.

Os moradores de uma das mais valorizadas praias da Califórnia já se protegem com barreiras de sacos de areia e planejam investimentos de peso, para tentar reduzir a perda da praia e, no futuro, de suas propriedades.

No entanto, de acordo com cientistas citados na matéria, se as previsões relativas ao aumento do nivel do mar em razão do aquecimento global forem verdadeiras, os moradores já podem dar adeus à praia, que certamente irá desaparecer.

Mesmo assim, os moradores, dentre os quais muitas celebridades e milionários, já estão dispostos a investir de US$ 10 a US$ 20 milhões para “fortificar” a praia, reduzindo os crescentes impactos. Mas, no máximo, estarão atrasando o processo de desaparecimento da praia, nem que seja porque ninguém “vence” o oceano.

Para acessar a matéria na íntegra, no original em inglês, cliquem aqui.

[EcoDebate, 05/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.