EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pedilúvio, receita do campo contra vírus, artigo de Joel Osório

 

artigo

Pedilúvio, receita do campo contra vírus, artigo de Joel Osório

[EcoDebate]

Na luta contra o novo coronavírus, uma boa ideia vem do campo. É o pedilúvio, utilizado para desinfecção de patas de animais, nos currais e feiras agropecuárias.

A origem da palavra é o latim, batizando a área para lavar pés. Na porta de casa, com água sanitária e detergente, o pedilúvio urbano desinfetaria calçados, proporcionando uma segurança a mais na pandemia. Sempre lembrando a importância de se manter as mãos limpas, e boca, nariz e olhos protegidos por máscaras e óculos.

Mas não descuidemos nunca do que está no chão. Daí a importância de se manter calçados higienizados, antes de descalçá-los em casa ou entrarmos em um outro espaço. Eficaz, o pedilúvio pode ser feito com uma caixa de alumínio ou plástico, como base para uma esponja fina, sempre umedecida em solução de água sanitária e desinfetante. Fácil e prático. Um pano de chão molhado com os produtos substitui a esponja também. Ah, nossos animais de estimação também podem passar pelos pedilúvios se saírem de casa para um passeio.

O pedilúvio contra o coronavírus serve para portarias de prédios, entradas de unidades de saúde, farmácias, mercados, bancos e comércio, como mais um aliado das cidades nessa batalha sanitária. É uma medida simples que pode ser adotada e estimulada por prefeituras. É ainda uma boa opção para as escolas, quando forem reabertas.

Instalei um na minha clínica veterinária, em Niterói, logo no início da pandemia, além de promover a sanitização do entorno. Também doei outros pedilúvios feitos com materiais recicláveis. Nessa guerra, cada um tem que fazer sua parte e o que está ao alcance para derrotar o vírus e a desinformação. O mesmo vale para outras antigas frentes de batalha como as que travamos no país contra o sarampo e a dengue, na caça ao aedes.

Para deter a Covid-19, nunca é excessivo ressaltar a importância de respeitarmos o distanciamento social. Ficando em casa o máximo possível, evitamos dar carona ao vírus para outros bairros e cidades. Quando menos pessoas doentes, melhor será atendida a população que sobrecarrega hospitais e postos de saúde. Assim choraremos menos o trágico número de mortos. Se cuidar agora é prova de amor próprio e de amor ao próximo.

Joel Osório é médico veterinário em Niterói, no RJ. E-mail: joelosorio@bol.com.br

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/05/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE




 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.