EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fiscalização do Ibama flagra caça comercial e apreende caminhões de madeira em Cruzeiro do Sul/AC

A carne apreendida foi doada para instituições beneficentes de Cruzeiro do Sul. (Foto: Ibama/Divulgação)
A carne apreendida foi doada para instituições beneficentes de Cruzeiro do Sul. Foto: Ibama/Cruzeiro do Sul

Fiscais do Escritório Regional do Ibama (Esreg), em Cruzeiro do Sul/AC, apreenderam 165 quilos de carne de animais silvestres como queixada, veado, macaco, nhambu e tatu, além de 23 jabutis vivos durante a operação Feliz Ano Novo, no final da semana passada, que flagrou quatro caçadores no Rio Valparaíso, afluente do Rio Juruá.

As multas aplicadas aos caçadores chegam a R$ 94 mil, e além da carne e dos animais, foram apreendidas cinco espingardas, uma motoserra, uma canoa e um motor de rabeta. Segundo o chefe substituto do Esreg, Lisarbson Messias, que coordenou a ação, os autuados são residentes em Cruzeiro do Sul, e a carne e os jabutis apreendidos seriam comercializados na cidade.

“Nessa época do ano o Rio Juruá e seus afluentes encontram-se no período de cheia, formam-se restingas onde os animais se abrigam, ficando mais vulneráveis, e como se alimentar de carne de animais silvestres é um fator cultural em nossa região, a fiscalização do Ibama precisa ser intensificada.”, explica Lisarbson.

A carne apreendida foi doada para instituições beneficentes do município, como a Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos, o Abrigo Lar Novo Dia, que abriga crianças vítimas de situações de risco, e o Lar dos Vicentinos, que cuida de idosos.

Transporte Ilegal

A operação também apreendeu dois caminhões que transportavam ilegalmente cerca de 12 m³ de madeira serrada em tábuas e pranchas, na estrada que dá acesso à cidade de Cruzeiro do Sul. Os condutores foram multados em R$ 3.400.

Christian Dietrich
Ascom Ibama
Foto: Ibama/Cruzeiro do Sul

[EcoDebate, 14/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.