Água e resíduos sólidos: Ambiente, saúde e bem-estar humano no contexto do antropoceno
Água e resíduos sólidos: Ambiente, saúde e bem-estar humano no contexto do antropoceno
A publicação recente da revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, intitulada “Água e resíduos sólidos: Ambiente, saúde e bem-estar humano no contexto do antropoceno“, de autoria de Valdir Lamim-Guedes(1) e Marcos Paulo Gomes Mol(2), abordou como o Antropoceno permite percebermos a influência humana no planeta e indica a necessidade de tomar atitudes reais em prol de questões socioambientais, como o acesso à água, que envolve a disponibilidade física e fatores condicionantes de origem política, econômica ou social.
Neste texto, foi tratado o tema acesso à água e como este é determinante para a saúde e bem-estar, dependendo da conservação ambiental.
Dois desafios – refugiados climáticos e aprendizagem social – foram apresentados como questões relevantes para a discussão sobre o planejamento de consumo de água em longo prazo.
Foi demonstrado que a participação, corresponsabilidade e diálogo são essenciais para que as arenas já construídas, como os Comitês de Bacia Hidrográficas, sejam de fato plenários de discussão e ambiente propício para uma gestão hídrica para um melhor compartilhamento deste recurso limitado.
Para acessar o texto completo: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2974
DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p140-164
Notas:
(1) – Centro Universitário Senac e Programa de Pós-graduação em Educação FE/USP
(2) – Fundação Ezequiel Dias (Funed), Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/10/2018
[cite]
[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Para termos água dependemos de meio ambiente de qualidade, logo, não teremos água nem saúde e bem-estar.