EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Agronegócio e monoculturas, Parte 1/2, artigo de Roberto Naime

 

Brasnorte, MT, Brasil: Árvore em meio a plantação de soja. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Brasnorte, MT, Brasil: Árvore em meio a plantação de soja. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

[EcoDebate] A FASE que é uma organização não-governamental voltada para a promoção dos direitos humanos, da gestão democrática e da economia solidária exerce fundamentada reflexão, asseverando que atualmente os ciclos produtivos ocupam todo o território dos países.

Nas culturas anteriores, para exportação de cana, café, borracha, cacau, algodão, ocupavam espaços delimitados do território, mantendo-se confinadas neles ou trocando por outras áreas. Hoje os ciclos produtivos tendem a se espraiar por todo o território, abrindo novas áreas na “frente de expansão” ou reconquistando áreas degradadas ou abandonadas.

Contudo, mesmo que na lógica do atual sistema sejam consideradas degradadas ou abandonadas, muitas dessas áreas possuem dinâmicas ecológicas e socioculturais que desautorizam sua utilização para as monoculturas.

Isso é ainda mais verdadeiro no caso da Amazônia, onde a diversidade florestal não permite considerar como “reflorestamento” a substituição da vegetação original por plantações homogêneas ou monocultivos.

No entanto, junto com as grandes culturas de grãos e a pecuária, intensifica-se na região a produção de itens para exportação com frangos e suínos criados à base de soja. Ou frutas, flores e crustáceos. E também de matérias-primas para a indústria como madeiras para papel ou celulose, carvão vegetal, biomassa para fins energéticos e algodão.

Essa produção tem caráter “totalitário”, pois não coexiste com agricultura familiar e agro-extrativismo, e menos ainda com a opção agroecológica.

Se antes não se utilizavam certos espaços, devido à distância dos mercados e ao predomínio de solos inférteis ou inapropriados para a exploração tradicional, hoje a correção dos solos, a disponibilidade de sementes que se adaptam a diversas condições, a possibilidade de novas culturas, como a criação de crustáceos (carcinicultura), facilitam sua expansão em detrimento de outros usos e ocupação dos territórios.

Também os métodos agressivos de produção, com o emprego maciço de agrotóxicos e água, dificultam e até mesmo impossibilitam a produção e a sobrevivência da pequena agricultura e núcleos rurais ilhados, pois geram uma terra devastada, sem água ou com água contaminada, e roças, pomares e pequenas criações de animais e abelhas envenenadas.

Onde agricultores familiares querem produzir soja não-transgênica, o emprego de sementes transgênicas impede na prática essa opção, pela contaminação.

Beneficiando-se dos preços baixos da terra em áreas remotas ou consideradas inaptas, de créditos e subsídios, e da alta lucratividade dos produtos no mercado internacional, essa produção em larga escala expulsa pela força ou pressiona os pequenos agricultores e agroextrativistas a vender suas propriedades, se utilizando da depressão dos preços dos produtos tradicionais e da falta de serviços públicos no campo.

A maioria das culturas de exportação é herdeira do latifúndio. Assim, a grande exploração é encarada como um fenômeno “natural”, como se só se pudesse produzir em grandes propriedades.

O maquinário e os sistemas de apoio à produção como crédito, armazéns e vias de transporte e comunicações, além do tecido urbano interiorano, são estruturados em função desta realidade.

Esse modelo de agricultura produz impactos ambientais negativos que hipotecam o futuro, geram empobrecimento e contaminação dos solos, diminuição dos recursos hídricos e contaminação das águas, perda de biodiversidade natural e cultivada, mudanças microclimáticas e destruição de paisagens.

Tais impactos não são apenas ambientais. Têm também o potencial de afetar a segurança alimentar e nutricional, a saúde, a soberania e a qualidade de vida rural e urbana.

Na esfera do intangível, esse modelo promoveu o desgaste e o abandono de antigas práticas culturais relacionadas ao manejo da produção, desvalorizou os saberes acumulados por incontáveis gerações de indígenas, caboclos e quilombolas e desqualificou os conhecimentos das comunidades tradicionais, marginalizando as mesmas dos sistemas simbólicos do mundo globalizado.

A “revolução verde” transformou profundamente a agricultura no plano tecnológico, baseando-se no tripé de maquinário, insumos químicos e sementes cada vez mais artificializadas. Vale notar que a pesquisa e o conhecimento científicos foram e continuam sendo postos quase que totalmente a serviço desse modelo.

Marcel Mazoyer e Laurence Roudart afirmam que “liberadas da necessidade de fornecer a si mesmas bens de produção essenciais como ferramentas, adubos, sementes, matrizes, alimentos para os animais e força de tração, e bens de consumo variados, as explorações agrícolas se especializaram e abandonaram a diversificação da produção para se consagrar, quase que exclusivamente, a algumas produções destinadas à venda”.

Isso cavou um abismo entre os agricultores que tiveram condições de se adaptar pela sua instrução, conhecimentos, terra e capital e os outros que ficaram excluídos.

Especializada e totalmente voltada para a comercialização, tendo obtido ganhos de produtividade enormes, essa agricultura é resultante e ao mesmo tempo produtora da internacionalização do mercado. Marca o deslocamento do eixo na produção agropecuária, do produtor para a indústria e a agroindústria.

As máquinas postas à disposição do agricultor pela primeira revolução industrial não eram tão sofisticadas que não pudessem ser consertadas pelo próprio agricultor ou pelo ferreiro da aldeia.

Agora, máquinas, sementes e matrizes, entrepostos, indústrias de beneficiamento e empresas de comercialização, assistência técnica, créditos e seguros e planejamento da produção, infraestrutura de transportes e bolsas de mercadorias, tudo é concebido e gerenciado nas grandes cidades.

Quase não há mais contato entre o produtor e o consumidor. Hipermercados ditam as regras para seus fornecedores. Os produtos agrícolas chegam ao consumidor final já industrializados.

A dieta alimentar não tem mais a ver com as produções locais e de estação. Isso não é sinal de diversificação, mas de empobrecimento da dieta alimentar, comandada exclusivamente por ditames de mercado.

Marcel Mazoyer e Laurence Roudart, Histoire des agricultures du monde: du néolithique à la crise contemporaine, Paris, Seuil, 1997.
http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=115

 

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Sugestão de leitura: Celebração da vida [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

 

in EcoDebate, 15/09/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

6 thoughts on “Agronegócio e monoculturas, Parte 1/2, artigo de Roberto Naime

  • Prof. José de Castro Silva

    Eis o grande dilema: viver de poesias e emoções lindas ou fazer do agronegócio que gera riqueza e renda.?
    Extrativismo , nos moldes em que é aplicado, é a perpetuação da miséria. Muitos espertos ganham muito dinheiro no mundo capitalista com este discurso de que usam produtos naturais, oriundos do extrativismo.
    Somos 7 bilhões de pessoas que demandam necessidades a todo momento. Não podemos viver de discurso e poesias, modelos politicamente e ambientalmente corretos, mas ineficazes para atender ás demandas.

  • os grandes produtores são beneficiados pelo governo com subsídios para compra de equipamentos, irrigação com desperdício, uso de agrotóxicos em grande quantidade, desperdícios de todo tipo …..
    os pequenos que são eco-sistêmicos e economizam em tudo além de não poluir, produz mais empregos não recebem importância

  • Concordo José Castro…mas do jeito que vai não teremos mais a própria civilização no futuro…é um risco…
    É…este é o paradigma Paulo…
    Abs
    RNaime

  • O agronegócio, sem estabelecer crítica sistêmica, parece não se compatibilizar com as características físicas e biológicas do meio ambiente dos locais….posso estar enganado, e de antemão peço excusas…
    Abs…
    RNaime

  • Pena que nem todos tem o entendimento sistêmico sobre o meio ambiente. Já se sabe que os variados sistêmas agroflorestais e permaculturais dariam conta de alimentar a humanidade, gerando renda,trabalho e a principalmente a riqueza; maior; a saúde e o bem estar humano e ambiental (da terra, das águas e do ar). Bill Molison em 1972 percebendo a degradação da terra na Austrália, “criou” a Permacultura para resgate desta, e, que a humanidade vem aplicando. O grande problema é os setores público e privado terem esse entendimento para darmos passos de elefante e não de formiga como estamos dando.

  • Obrigado Edgard…não sou homem das cavernas…nem sou esquerdista…muito menos radical…
    Abs…
    RNaime

Fechado para comentários.