EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Como valorar os Serviços Ecossistêmicos para remunerar o produtor rural? artigo de Sérgio Gomes Tôsto

 

artigo

 

Como Valorar os Serviços Ecossistêmicos para Remunerar o Produtor Rural com a Aprovação do Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais – PL 1274/11

Sérgio Gomes Tôsto

[EcoDebate]

Pagamento por Serviços Ecossistêmicos – PSE – tem se tornado uma agenda prioritária no Brasil com o fortalecimento de uma economia voltada para a conservação florestal, produção agropecuária sustentável e na manutenção dos serviços ofertados pelo meio ambiente para o bem da sociedade em geral.

Neste sentido a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados fortalece ainda mais essas importantes questões pois, aprovou, por unanimidade, o PL 1274/11 que cria o Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais, vindo a reconhecer, por meio de incentivos, as ações de recuperação e/ou conservação ambiental realizada por produtores ou grupo de produtores que visem garantir a provisão de serviços ecossistêmicos. Porém, uma pergunta importante e fundamental necessita ser respondida: Qual o arcabouço teórico para valorar economicamente os Serviços Ecossistêmicos?

Duas são as correntes que apresentam esquemas analíticos de valoração de serviços ecossistêmicos, ou sela, a Economia Neoclássica e a Economia Ecológica. A primeira surgiu a partir do momento em que o mainstream econômico incorporou em seu esquema analítico considerações acerca da problemática ambiental. Fundamenta-se na teoria do Bem – Estar (welfare economics) e dos bens públicos, sendo elaborada por Pigou nas primeiras décadas do século XX, focando o meio ambiente como um bem público e considera a poluição como uma externalidade negativa, buscando entender quais são os danos causados pela poluição e quais são os custos e benefícios envolvidos na adoção de mecanismos para o seu controle.

A Economia Ecológica é um ramo relativamente recente do conhecimento que parte da premissa comum de que a complexidade inerente dos problemas ambientais não permite com que os mesmos sejam analisados pela ótica de apenas uma disciplina, ao contrário, a natureza da problemática ambiental exige uma integração analítica sob várias perspectivas, preconizando assim, a integração de conceitos das ciências econômica, social, ambiental e notadamente da ecologia, oferecendo uma perspectiva integrada das interações meio ambiente e economia, objetivando, em primeiro lugar, fornecer soluções estruturais para os problemas ambientais, trazendo implicitamente a idéia de uma agenda de pesquisa transdisciplinar, visando o desenvolvimento sustentável, garantindo assim, a equidade intra e intergeracional.

Sérgio Gomes Tôsto é Engenheiro Agrônomo, Pesquisador A da Embrapa, Dr. em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente

Publicado no Portal EcoDebate, 11/12/2014


Serviços ecossistêmicos, Serviços ambientais, Serviços ecossistêmicos conceitos, Serviços ambientais conceitos, Serviços Ecossistêmicos
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Como valorar os Serviços Ecossistêmicos para remunerar o produtor rural? artigo de Sérgio Gomes Tôsto

  • [Comentário ao artigo: “Como valorar os Serviços Ecossistêmicos para remunerar o produtor rural? artigo de Sérgio Gomes Tôsto”, publicado no Portal EcoDebate, em 11/12/2014].

    ” Pagamento por Serviços Ecossistêmicos – PSE – tem se tornado uma agenda prioritária no Brasil com o fortalecimento de uma economia voltada para a conservação florestal, produção agropecuária sustentável e na manutenção dos serviços ofertados pelo meio ambiente para o bem da sociedade em geral. ”

    a)fortalecimento de uma economia voltada para a conservação florestal;

    b) produção agropecuária sustentável;

    c) manutenção dos serviços ofertados pelo meio ambiente para o bem da sociedade em geral.

    E agora eu pergunto: de que planeta o autor do artigo ora comentado estará falando? Do planeta Terra, certamente, não é.

  • Acabo de ler o projeto de lei, e ele está muito bem feito, espero que consiga passar por completo (já foi aprovado na comissão de Agricultura também, e deve agora ir para a comissão de Finanças). Poderia ser uma ferramenta extremamente útil para convencer aqueles que só vêem dinheiro no mundo a auxiliarem na preservação. Também vai precisar ser fiscalizado, pois já prevejo que fraudes serão várias, mas se conseguir funcionar com uns 50% de eficiência já pode mudar muita coisa nesse Brasilzão.

Fechado para comentários.