EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fogo avança e área queimada dobra no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso)

 

A área atingida pelo fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio, mais do que dobrou neste final de semana. Na sexta-feira (17), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que sobrevoou o local, havia estimado 700 hectares queimados. Neste domingo (19), as chamas já haviam consumido 1.550 hectares, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O alastramento do incêndio se deu porque o fogo atingiu os chamados campos de altitude, formado basicamente por gramíneas de porte alto, que ressecadas pelo longo período de estiagem se transformam em material de fácil combustão. O local é montanhoso e torna mais difícil o trabalho de combate às chamas, executado por cerca de 100 brigadistas, de acordo com o coordenador nacional de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlink.

 

Uma sucessão de incêndios florestais de grandes proporções se alastra pela região serrana. Aeronaves do Ministério da Defesa, do governo do Rio e da Polícia Civil foram disponibilizadas para o combate ao fogo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O combate às chamas foi reforçado por um helicóptero, mas o vento e a vegetação facilitam a expansão do incêndio. Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil

“O fogo está aumentando. Tem muito vento, está seco e quente. Os campos de altitude possuem diversas espécies endêmicas, que só existem nesta região, e como o fogo ganha muita força, se alastra mais rápido e pode ir para outras áreas do parque, de difícil controle”, explicou Christian.

Ontem (18) chegaram reforços, incluindo um helicóptero e mais 21 brigadistas. Novos reforços estão sendo avaliados, mas é necessário que sejam pessoas já treinadas no tipo de terreno montanhoso. “Nós estamos planejando a chegada de mais brigadistas. Temos algumas opções, mas estamos buscando segurança também, pois trazer pessoas que nunca trabalharam em área de montanha é muito perigoso”, disse Christian.

A utilização de um avião Hércules, que ontem chegou a ser cogitada, não traria muita ajuda, pelas características montanhosas da região, segundo o coordenador do ICMBio. “O lançamento de água [pelo Hércules] em área de montanha não é muito útil. O helicóptero é mais cirúrgico.”

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem cerca de 20 mil hectares e abrange quatro municípios: Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. A área abriga mais de 2.800 espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas. Ali estão localizadas formações rochosas características, como o famoso Dedo de Deus.

* Colaborou Tâmara Freire – Radiojornalismo

Por Vladimir Platonow *, da Agência Brasil.

Publicado no Portal EcoDebate, 20/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa