EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPT processa Odebrecht por trabalho escravo e tráfico internacional de pessoas em Angola

 

trabalho escravo

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Araraquara (SP) pede na Justiça a condenação do grupo Odebrecht em R$ 500 milhões por dano moral coletivo. A empresa é acusada de submeter trabalhadores à condição análoga à de escravo em construção de usina de cana-de-açúcar em Angola, na África. O grupo, formado pela Construtora Norberto Odebrecht S.A., pela Olex Importação e Exportação S.A. e pela Odebrecht Agroindustrial S.A. (antes chamada ETH Bioenergia), também responde por aliciamento e tráfico nacional e internacional de seres humanos.

A ação civil pública foi ajuizada pelo procurador do Trabalho Rafael de Araújo Gomes. O grupo começou a ser investigado pelo MPT após publicação de uma série de reportagens pela agência internacional de notícias BBC, que mencionava a existência de inúmeras condenações da empresa por exploração de trabalhadores brasileiros em Angola. As notícias davam conta de que os operários teriam sido contratados na cidade de Américo Brasiliense, a 298 km de São Paulo, para trabalhar em obras da Companhia de Bioenergia de Angola Ltda. (Biocom). As contratações ocorreram entre 2010 e 2014.

A Biocom tem como sócios a Odebrecht Angola, do grupo multinacional brasileiro Odebrecht; a Sonangol Holdings Ltda., vinculada à estatal petrolífera de Angola, e a Damer Indústria S.A. (companhia privada que tem em seu quadro societário dois generais e o vice-presidente de Angola). A Damer foi substituída pela Cochan S.A.

Aliciamento – Os trabalhadores foram aliciados em território nacional e seguiram para o exterior. Os operários foram recrutados nas cidades de Cocos (BA), São José da Lage (AL), União dos Palmares (AL), Alto Piquiri (PR) e Alto Araguaia (MT) e depois encaminhados para Américo Brasiliense e São José da Barra (MG). A prática é conhecida como ‘marchandage’, isto é, uma mera intermediação de mão de obra, que caracteriza a contratação de uma pseudoempresa, no caso, a W. Líder e a Pirâmide Assistência Técnica Ltda, formalmente, uma prestadora de serviços da Biocom.

Para o MPT, empresas como a W. Líder tem a função de arregimentar os trabalhadores, fazer a intermediação de mão de obra, alugar operários, colocá-los à disposição da Biocom/Odebrecht e da coordenadora da montagem, a Planusi. “O aliciamento em território brasileiro constituiu, entretanto, apenas o primeiro passo de uma rede voltada ao tráfico de seres humanos, pois a ele se seguiu o aliciamento, ainda mais grave, de trabalhadores para o exterior, cometido de forma gritantemente fraudulenta”, afirmou Rafael de Araújo Gomes.

O inquérito do MPT aponta que as empresas enviaram ofícios à Embaixada de Angola pedindo vistos ordinários, válidos por apenas 30 dias, sendo que a permanência dos operários em solo angolano era sempre por período indeterminado.

‘Marchandage’ – Na ação, o MPT também pede que o grupo Odebrecht não utilize, nos empreendimentos no exterior, mão de obra contratada no Brasil e enviada ao país estrangeiro sem visto de trabalho, além de não promover o chamado ‘marchandage’. Além disso, o MPT requer a condenação do grupo Odebrecht ao não recebimento de incentivos e empréstimos concedidos por qualquer órgão público ou instituição financeira pública, inclusive o BNDES. Por fim, com base na Lei 12.846/2013, requer a aplicação de multa no valor de 0,1 a 20% do faturamento bruto das empresas.

As provas produzidas nas dezenas de reclamações trabalhistas movidas contra a Odebrecht e a Pirâmide Assistência Técnica Ltda. (formalmente, uma prestadora de serviços da Biocom) revelam que os trabalhadores envolvidos em montagens industriais eram submetidos a condições indignas de trabalho. Em depoimentos prestados à Justiça, os empregados relataram que os ambientes na obra eram muito sujos e os banheiros, distantes do local de trabalho, permaneciam sempre cheios e entupidos, obrigando-os a evacuar no mato.

Fome e doença – Os relatos revelam, ainda, que a água consumida era salobra e a comida, estragada. Nas refeições, era servida uma carne vermelha que, segundo o próprio cozinheiro, era de jiboia. Na cozinha do refeitório havia baratas e ratos. Um dos operários desistiu de comer no local após se deparar com um macaco nas instalações, pois sabia que o animal seria morto e servido como alimento aos trabalhadores.

Na obra havia, em média, 400 trabalhadores registrados em Américo Brasiliense pela Pirâmide. Resultados de exames médicos de trabalhadores que retornaram de Angola, encaminhados pelo Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Américo Brasiliense, mostram que vários operários apresentaram febre, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, náuseas, fezes com sangue, emagrecimento, e alguns apresentaram suspeita de febre tifoide.

Processo nº 0010230-31.2014.5.15.00749

Informações: MPT em Campinas

EcoDebate, 20/06/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “MPT processa Odebrecht por trabalho escravo e tráfico internacional de pessoas em Angola

  • Essa notícia não deveria limitar-se ao âmbito de leitores do portal EcoDebate, infelizmente restrito às poucas pessoas que têm o privilégio de seguí-lo. Deveria ser levado à grande imprensa brasileira, eis que o grupo empresarial encabeçado por Norberto Odebrecht (a Construtora e demais integrantes do grupo) é apadrinhado e protegido pelo (des)governo dos PeTralhas, a partir das benesses financeiras originadas do BNDS e da Caixa Econômica Federal (leia-se FGTS, PIS, PASEP, Seguro Desemprego) e outros favores econômicos que Lula e Dilma liberam descaradamente. Ou seja, de um lado ganham os votos comprados do eleitor mais carente, os trabalhadores pobres sem acesso às informações, que acreditam nas propagandas enganosas derramadas na mídia; do outro lado, protegem os mega empresários para com eles também se enriquecerem (JBS – dona das marcas Friboi, Seara, Swift e outras, Empresas X de Eike Batista, Odebrecht e outras), que obtém dinheiro público com facilidades “nunca antes vista neste País, financiamentos para o porto Mariel em Cuba, para obras na Venezuela e em países africanos, para propagandas na televisão e concorrência desleal com os pequenos frigoríficos, etc.). Esse mesmo povo, cidadãos brasileiros em geral, ricos e pobres, precisam ler essa notícia para conhecerem melhor a verdade e poderem votar bem nas próximas eleições!!!

  • A Odebrecht é uma antiga empresa brasileira com histórico e péssimo performance político-social. Mas acusar-nos – nós petistas – de fazermos partes da quadrilha (os PTtralhas) é uma infâmia, uma injúria, que pessoalmente não aceito. Faz coro à grande mídia que quer de qualquer forma tirar o PT do poder, pq, ele, apesar de beneficiar – e muito – o grande capital nacional (a Odebrecht, p.ex.), e mesmo o internacional (vejam nossas taxas de juros que continuam sendo as mais altas do mundo), não fazem tudo que o poder econômico gostariam é preciso haver mais desemprego para que o custo da mão de obra fique mais barata. É preciso que os salários não sejam tão altos, pelos mesmos motivos. É preciso que os juros sejam ainda mais altos (eram até 25% na era FHC) para gerar mais renda aos ‘rentistas’. È preciso abrir mais o país para comprar nosso patrimônio natural e empresarial. Desbancando assim o grande capital nacional como Odebrecht, e outras grandes empresas brasileiras transnacionais.

    Parabéns ao MPT de Araraquara. Realmente é preciso dar publicidade a esta diligente e corajosa ação do MPT. Esperemos que o Judiciário agora faça sua parte.

    UM gde e ftn abç

    Paulo Mancini

  • Edward C Montalvão

    A escravidão, mesmo antes de sua abolição no Brasil, sempre foi um crime contra a pessoa. Inadmissível é pensar na sua constatação após mais de cem anos de sua abolição em nosso país Os responsáveis deveriam ser presos e condenados por danos morais e físicos aos ofendidos, repassando-lhes as indenizações que lhes cabem por direito, além de pesadas multas aplicadas às empresas envolvidas.

Fechado para comentários.