EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O sistema SCS, o Green Seal e a certificação brasileira, artigo de Roberto Naime

 

[EcoDebate] O selo do sistema científico de certificação – SCS foi criado em 1990. Esta organização é membro da ISO e objetiva obter consenso sobre processos de certificação de rotulagem a partir da análise do ciclo de vida dos produtos e análise dos processos produtivos.

Esta organização foi criada em 1984, inicialmente com objetivo de avaliar a presença de pesticidas em produtos agrícolas o que resultou na criação do certificado “NUTRICLEAN”, atualmente o maior do mundo no setor.

Depois foi criado o “FRESHNET” visando o controle de patogênicos e bactérias em peixes. Posteriormente a entidade passou a certificar padarias e delicatessens, atendo a demandas de mercado.
Esta organização procede uma verdadeira auditoria ambiental para certificação. O processo inicia após a assinatura de um contrato, com cláusulas específicas de sigilo e confidência, que permitem que a empresa interessada possa fornecer informações detalhadas sobre o produto a ser certificado com segurança.

Segue uma avaliação independente para verificar a conformidade das afirmações de qualidade Ambiental registradas.

Green Seal

 

Green Seal

 

Administrado pela “Environmental Protection Agency” (EPA) americana, é um selo concedido em conjunto com representantes dos consumidores e das atividades econômicas, que objetiva a cerificação de produtos ambientalmente adequados.

Esta certificação é feita de forma muito parecida com a praticada no Canadá, com o intuito de buscar uma rápida harmonização de procedimentos em função do “North América Free Trade Agreement” NAFTA.

Um dos selos verdes deste sistema, correspondente ao adequado desempenho quanto ao consumo de energia, é bastante conhecido no Brasil, pois aparece na maioria dos computadores ao se ligar o aparelho.

Significa que o produto tem características especiais de desempenho, atestando o baixo consumo de energia. Este selo é conhecido como “Energy Star” (figura a seguir).

 

Selo verde de rotulagem ambiental do “Energy Sta
Selo verde de rotulagem ambiental do “Energy Star”.

 

Este selo é bastante conhecido do grande público por aparecer nas telas iniciais de computadores.

No Brasil encontra-se em desenvolvimento a instituição de um selo verde de rotulagem ambiental, com a denominação de Qualidade Ambiental, para certificação de produtos e serviços diversos. A figura a seguir mostra a logotipia desenvolvida para a rotulagem física, inspirada em fauna brasileira e de grande beleza física, embora ainda não esteja disponível ou ao menos ainda não é disseminada em produtos em lojas e supermercados do país.

 

Selo verde de rotulagem ambiental em desenvolvimento no Brasil
Selo verde de rotulagem ambiental em desenvolvimento no Brasil. Imagem no sítio Logística Reversa

 

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 08/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa