EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Importações de carne na União Europeia ameaçam índios isolados no Paraguai

 

Fotos de satélite mostram novas faixas derrubadas através da floresta onde habitam os Ayoreo isolados
Fotos de satélite mostram novas faixas derrubadas através da floresta onde habitam os Ayoreo isolados. © GAT

 

Floresta habitada por índios isolados no Paraguai está sendo destruída para dar lugar a gado destinado ao mercado europeu.

Novas imagens de satélite revelam que a empresa brasileira Yaguarete Pora tem derrubado parte da floresta no norte do Paraguai, terra ancestral dos índios Ayoreo.

Alguns dos Ayoreo são isolados e são constantemente forçados a fugir dos fazendeiros de gado que vêm tomando a maior parte de suas terras.

A Yaguarete faz parte do Pacto Global da ONU, uma iniciativa criada para incentivar as empresas a respeitar os princípios que ‘apoiam e respeitam a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente’.

Mas o trabalho da empresa coloca as vidas dos Ayoreo isolados em extremo perigo. Índios isolados não possuem imunidade a doenças trazidas por pessoas de fora e poderiam ser dizimados se o contato ocorresse com os trabalhadores da empresa.

Em um recente relatório submetido à ONU, a Yaguarete revela que já teve início a criação de gado na terra dos índios isolados, e que parte desta carne está sendo exportada para a Europa. No entanto, o relatório não faz nenhuma menção da presença de índios isolados.

Survival International tem escrito à Comissão Europeia pedindo para investigar as suas importações de carne bovina fornecida por essa empresa.

Em uma tentativa de ‘lavagem verde’, a empresa destinou parte de sua terra como ‘reserva natural particular’. No entanto, essa terra é propriedade ancestral dos Ayoreo, e eles vêm reivindicando o seu título por mais de 20 anos.

Muitos Ayoreo que já foram forçados a deixar a floresta morreram nos últimos anos, e muitos outros estão com doenças terminais.

As florestas do Paraguai estão sendo rapidamente derrubadas para a criação de gado que abastece os mercados da Europa, da Rússia, da África e da América do Norte.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘A Yaguarete está flagrantemente ignorando os princípios nobres que assinou, e a ONU é aparentemente impotente para intervir. Esta não é a primeira vez que a empresa foi pega fazendo isso – quando o Paraguai vai parar de colocar a vida dos indígenas em risco?’

Nota aos editores:
– 
Baixe o relatório da Yaguarete para o Pacto Global da ONU (em espanhol, pdf, 7 MB)


Leia sobre esta história na página da Survival na internet:
http://www.survivalinternational.org/ultimas-noticias/9566

Informe da Survival International, publicado pelo EcoDebate, 17/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa