EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ministério Público brasileiro se reúne e coloca o saneamento em pauta

 

XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

 

O saneamento é um dos temas centrais do XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente que reunirá entre os dias 17 e 19 de abril, promotores, procuradores, magistrados, autoridades políticas e especialistas do meio ambiente de todo Brasil. A sede do encontro será a capital do Espírito Santo, Vitória, um cenário escolhido a dedo pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), uma vez que a cidade está próxima de conseguir 100% de acesso da população ao saneamento básico.

As discussões sobre os avanços e as dificuldades para universalização da coleta e tratamento de esgoto no Brasil serão levantadas com a apresentação do presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos. O engenheiro deve apresentar alguns números dramáticos vividos atualmente, como os levantamentos que apontam que 54% da população do país ainda não tem acesso à coleta de esgoto e as diferenças que chegam a 1.000% a mais de casos de internação em cidades sem saneamento básico, comparadas onde já há o tratamento.

Para o presidente da Abrampa e procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Sávio Bittencourt, o Congresso dará oportunidade para equalizar ainda mais o envolvimento do Ministério Público no país nas questões de saneamento e outros temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável. “A busca é de ampliação da capacidade dos grandes geradores em reconhecer e atuar de forma responsável com relação a questões ambientais e a inserção do Brasil no contexto mundial”, ressalta.

Serviço:
XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.
Local: Sheraton Vitoria Hotel.
Data: 17 a 19 de abril.
Organização: Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).
Inscrição: www.abrampa.org.br/congresso_vitoria
Contato: (31) 3292-4365
Assessoria: (27) 3025-3208

EcoDebate, 01/04/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Ministério Público brasileiro se reúne e coloca o saneamento em pauta

  • Acredito seria muito importante que o Ministério Público do Brasil, na oportunidade deste XIII Congresso sobre saneamento, levassem em consideração as contaminações das áreas onde se utilizam agrotóxicos formulados com princípios ativos e produtos químicos que deixam no meio-ambiente e em produtos da cadeia alimentar( e também nas pessoas afetadas pelo uso destes autênticos venenos semelhantes ao Agente Laranja – ou seja a composição do ácidodiclorofenoxiacético 2,4-D + o ácidotriclorofenoxiacético 2,5-T – que foi utilizado na Guerra Química no Vietnam ), restos de contaminantes persistentes. Também esta contaminação deveria ser eliminada e os produtos contaminantes banidos definitivamente da face da terra. Padre Angelo Pansa- Delegado ICEF ( Internatiopnal Court of the Environment Foundation )

Fechado para comentários.