EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emissões de CO2 nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres ficaram 28% abaixo do previsto

 

emissões globais de CO2

 

 

A Olimpíada deste ano em Londres gerou 28 por cento menos dióxido de carbono do que se esperava, graças ao menor consumo energético nas instalações esportivas, disse o comitê organizador local (Locog) na quarta-feira. Matéria de Reportagem de Nina Chestney, da Reuters, em O Estado de S.Paulo.

Os organizadores prometeram que as Olimpíada e Paraolimpíadas de Londres, realizadas ao longo de quatro semanas entre julho e setembro, seriam “os Jogos mais verdes da história”, servindo de modelo para a sustentabilidade em futuras edições.

O Parque Olímpico, localizado em uma área antes deteriorada e contaminada na zona leste de Londres, foi transformado em um refúgio para a vida natural, e os organizadores têm apresentado relatórios regulares sobre seu progresso na eliminação do lixo e do carbono e na melhora da eficiência energética.

Mas o Locog também foi criticado por cancelar a instalação de uma grande turbina eólica para fornecer energia renovável ao parque.

As atividades do Locog diretamente associadas aos Jogos, como o uso energético nas arenas, transportes e nos materiais usados, geraram 311 mil toneladas de dióxido de carbono ou equivalente, contra 434 mil toneladas estimadas no começo do ano, segundo a entidade. O CO2 é o principal dos gases do efeito estufa, apontados por cientistas como responsáveis por mudanças climáticas em curso no planeta.

Contribui para a redução o fato de o Locog ter alugado assentos temporários e outras infraestruturas, em vez de comprar novas. O incentivo ao uso do transporte público por dirigentes, jornalistas e delegações foi outro fator positivo.

EcoDebate, 13/12/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa