EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Satélites da Nasa mostram que Ártico encolhe, enquanto a Antártida se expande

 

Satélites da Nasa mostram que Ártico encolhe, enquanto a Antártida se expande
Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio and NASA Earth Observatory/ Jesse Allen

 

Os satélites da Nasa (agência espacial americana) mostraram dois fenômenos opostos ao detectar que a camada de gelo do Ártico diminui, enquanto a Antártida se expande, segundo um estudo publicado nesta terça-feira. Matéria da EFE, no Yahoo Notícias.

“Houve um aumento geral na camada de gelo marinho na Antártida, que é o contrário do que acontece no Ártico”, afirmou Claire Parkinson, cientista do Centro Goddard da Nasa e autora principal do estudo.

A Nasa indica que entre 1978 e 2010 a extensão da Antártida cresceu em 17 mil quilômetros quadrados a cada ano, mas “esta taxa de crescimento não é tão grande como a diminuição no Ártico”, disse a cientista, destacando a diferença geografia que têm os pólos da Terra.

Segundo os dados do estudo, a extensão da camada de gelo do Oceano Ártico em setembro de 2012 era de 3,40 milhões de quilômetros quadrados abaixo da média calculada entre setembro de 1979 a 2000, ou seja, que a área de gelo perdido equivale a aproximadamente duas vezes o Alasca.

O Oceano Ártico está rodeado pela América do Norte, a Groenlândia e a Eurásia, grandes massas de terra que apanham a maioria do gelo que se concentra e se retira ciclicamente segundo a época do ano.

Porém, uma grande parte do gelo mais antigo desapareceu nas últimas três décadas e a cobertura do gelo de verão ficou exposta à água escura do oceano, que absorve a luz solar e se aquece, o que leva à perda de mais gelo.

Pelo contrário, a Antártida é um continente rodeado de águas abertas que permitem ao gelo marinho expandir-se durante o inverno, mas também oferecem menos proteção durante a temporada de degelo.

A maior parte da coberta gelada do Oceano Austral cresce e se retira a cada ano, dando lugar a pouco gelo marinho perene na Antártida.

Os autores do estudo acreditam que o padrão misto de crescimento do gelo e a perda de gelo ao redor do Oceano Antártico poderiam ocorrer devido a mudanças na circulação atmosférica.

“O clima não muda de maneira uniforme. A Terra é muito grande e a expectativa, sem dúvida, seria que houvesse mudanças diferentes nas distintas regiões do mundo”, comentou Claire, ressaltando que a descoberta não desaprova a teoria da mudança climática.

Segundo a Nasa, este estudo, que usou dados de altimetria laser do satélite ICESat, é o primeiro a calcular a espessura do gelo marinho no Oceano do Sul inteiro a partir do espaço. EFE

EcoDebate, 25/10/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Satélites da Nasa mostram que Ártico encolhe, enquanto a Antártida se expande

  • Imagens de satélite de forma isolada não parecem ser um método científico aceitável para afirmar haver crescimento da capa de gelo na antártida. Para isto seria necessário tomar medidas da espessura média da calota polar. Pois este aparente aumento pode ser na verdade um deslizamento provocado pelo degêlo. Acredito ser necessário rever e aprofundar o conteúdo.

Fechado para comentários.