EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

As razões do coração, artigo de Montserrat Martins

 

artigo

 

[EcoDebate] “O coração tem razões que a própria razão desconhece” era verdade antes do cinema e da publicidade se tornarem ciências, desvendando as emoções humanas, a ponto de suas técnicas comoverem bilhões de pessoas no mundo inteiro. Essa linguagem supera barreiras culturais porque, como já disse Carl Rogers, “o que existe de mais íntimo e pessoal é o que existe de mais universal”.

A Comunicação Social como um todo e o Cinema e a Publicidade em especial não são hoje apenas ciências, mas sim as mais desenvolvidas dentre todas as ciências humanas e sociais, incluindo as psíquicas. Há conhecimentos fantásticos ainda a serem mais explorados sobre a mente humana, como os conceitos de arquétipos e de inconsciente coletivo, de Carl Gustav Jung. Entre os que mais se aprofundaram nestes estudos estão os roteiristas de cinema, leia “A Jornada do Escritor”, de Christopher Vogler e observe como são construídas as características dos protagonistas.

A já centenária indústria do cinema investe em pesquisas para analisar as reações dos espectadores, pois isso implica em bilhões de dólares. Não é por acaso que suas teorias, hoje, estejam mais desenvolvidas que as ciências psíquicas acadêmicas, em muitos aspectos. Enquanto psiquiatras e psicólogos tem o “feedback” das pessoas que atendem em seus locais de trabalho, os cineastas colhem reações em massa (e de todos os tipos) a cada produto que lançam no mercado. Sendo que seu “produto” é uma história cujo sucesso depende das emoções que mobilizar ou não.

Em “Teoria e Prática do Roteiro”, de David Howard e Edward Mabley, você compreende os elementos básicos para lhe envolver emocionalmente. Há sutilezas cuidadosamente construídas que você nem imagina, como a “ironia dramática”, quando o espectador tem informações que o protagonista não tem, gerando a sensação de “participação” em quem assiste o filme, tentando “avisar” ao personagem do que este não sabe. Mais perspicaz ainda é a “dupla mensagem”, na qual a expressão facial do personagem denota (muito sutilmente, para você ter a sensação de que só você percebeu isso) emoção contrária ao que está verbalizando.

Existem “nichos” de público, claro, há “heróis” para todos os gostos, desde uma história de superação tipo as interpretadas por Al Pacino, até historinhas de celebridade como Britney Spears para a sessão da tarde. Mas a fórmula básica tem elementos iguais, protagonista tem de ter credibilidade, contradições humanas (que filmes antigos tinham pouco, eram ‘maniqueístas’), determinação e afeto ao mesmo tempo, numa história envolvente. Eu não sei quem vai ganhar as eleições na sua cidade, mas se for em uma região metropolitana, onde a TV costuma ser decisiva, quem chegar ao segundo turno é porque terá transmitido de modo convincente essas emoções básicas – da determinação ao afeto – aos seus eleitores.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é Psiquiatra.

EcoDebate, 01/10/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “As razões do coração, artigo de Montserrat Martins

  • Que situação! Nem aprendemos ainda a identificar os truques que os corruptos usam para abocanhar o poder e dele se utilizar em causa própria e já temos que estar alertas para os truques da comunicação. Alguns são antigos e singelos é verdade, mas assustador são os recursos psicológicos e psiquicos sofisticados e subliminares! Que fazer?

Fechado para comentários.