EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Código Florestal: Rebelo diz que não há consenso sobre áreas de preservação permanente e reserva legal

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da proposta de alteração do Código Florestal, disse ontem (26), após reunião com líderes partidários e ministros, que as diferenças entre governo, ruralistas e ambientalistas sobre as mudanças na atual legislação podem ser resolvidas até a votação do relatório, prevista para a próxima semana.

“O governo fez sugestões, a maioria está praticamente incorporada, para outras, estamos procurando a redação adequada. É como um vestido de noiva, a cada prova a gente faz um novo ajuste”, disse o deputado.

As duas principais divergências são o tamanho das áreas de preservação permanente (APPs) de margens de rios e a exigência de reserva legal para pequenas propriedades.

A legislação prevê que as APPs de margens de rios tenham pelo menos 30 metros de largura. No relatório, aprovado em julho do ano passado por uma comissão especial, Rebelo sugeriu APPs de 15 metros para rios de 5 metros de largura. Segundo ele, há consenso com o governo sobre essa redução. No entanto, o relator quer diminuir ainda mais a proteção nas pequenas propriedades, onde as APPs passariam a ser de apenas 7,5 metros de largura. O governo é contra a proposta.

Em relação à obrigatoriedade de reserva legal, Rebelo defende tratamento diferenciado para pequenas propriedades rurais, de até quatro módulos fiscais. Nesses casos, os proprietários não seriam obrigados a cumprir o percentual mínimo de manutenção de vegetação nativa, que varia de 20% a 80% da propriedade, de acordo com o bioma. O governo defende a manutenção da regra atual de reserva legal para todas as propriedades, sem importar o tamanho.

“O governo quer dar o mesmo tratamento para grandes e pequenos. Eu quero que o pequeno declare como reserva legal a vegetação que ele tem na propriedade, sem ter que recompor. A questão não é ter ou não a reserva legal, a diferença é se o pequeno proprietário, além da APP, estará obrigado a reflorestar, a tirar lavoura para plantar mato”.

Segundo o relator, haverá outras reuniões até a semana que vem para tentar levar o texto ao plenário com consenso para votação. Rebelo pretende apresentar na segunda-feira (2) uma versão atualizada do relatório, com as mudanças acordadas após as negociações entre ambientalistas, ruralistas e governo. Até agora, a votação está marcada para o dia 3 ou 4 de maio.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 27/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Código Florestal: Rebelo diz que não há consenso sobre áreas de preservação permanente e reserva legal

  • Osvaldo Ferreira Valente

    O engraçado nessa história é que os ambientalistas vivem pregando as diferenças das pequenas propriedades em relação às grandes, mas quando podem ratificar suas predileções, passam a pregar tratamentos iguais para ambos. São contradições típicas de quem trata os assuntos com pouco conhecimento de causa. Por ouvir dizer, ou coletando informaçõews só de um lado ou de um ângulo

  • Eduardo Santos

    Como fica as áreas menores que 4 modulos fiscais, onde são desenvolvidos empreendimentos que necessitam licenciamento ambiental, quanto a obrigatoriedade de reserva legal.
    Realmente um modulo na amazonia é 100 hectares? Ou seja 5 alqueires, dessa forma o fator modulo é preocupante!
    A questão do código florestal no Brasil deve ser analisada por Bioma , modelo de produção já existente em cada região, pelo serviço que APP ( app em margens de curso d’água com solo arenoso, argiloso, planos, em declive são tratados iguais)e a RL esta comprindo para a sustentabilidade ambiental/ econômica e finalmente por um zoneamento ambiental que viabilize o aspecto de produção sustentável.

Fechado para comentários.