EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear selecionou os primeiros 10 filmes

1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

Um filme dos Estados Unidos e Japão com os sobreviventes da bomba atômica que destruiu a Cidade de Hiroshima; um filme dinamarquês que mostra a inviabilidade de depositar os resíduos radioativos das usinas nucleares num lugar seguro e por mais de cem mil anos; um filme sobre a luta dos aborígenes e ambientalistas da Austrália contra uma mina de urânio em um parque nacional: Urânio em Movi(e)mento, o 1º Festival de Filmes sobre Energia Nuclear do Rio de Janeiro, já recebeu mais de 40 filmes internacionais, documentários de curta e longa metragem sobre o ciclo nuclear de todos os continentes.

Também chegaram filmes nacionais como o filme “Pedra Podre” de Walter Behr, Eve Lise Silva, Ligia Girão e Stela Grisotti sobre as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2. Uma surpresa será a première mundial de um filme sobre a mineração de urânio em Caetité, que está sendo produzido agora neste ano.

“Estamos muito felizes com a grande participação de diretores de filmes e todo o planeta”, fala a co-diretora do Festival Marcia Gomes de Oliveira. Muitos filmes já inscritos ainda não chegaram, por causa do serviço postal que é lento demais. Por exemplo, um filme sobre o riscos das submarinos nucleares da Rússia ainda não chegou, mas foi enviado em dezembro. Marcia: “Mas estes filmes que já recebemos garantem um grande evento no Rio de Janeiro com várias premières da América Latina. Além disso o festival vai ser planejado como uma semana de reflexão sobre a politica nuclear do ex-governo Lula e do novo governo Dilma Rousseff.

O time do Festival começou agora com a seleção dos filmes para serem exibidos no final de maio no Rio de Janeiro e no começo de junho em São Paulo. Já tendo convite para se estender a várias capitais do Nordeste.

Os primeiros 10 filmes internacionais selecionados são:

“Uranium Road“ da África do Sul do diretor Theo Antonio sobre a indústria nuclear da África do Sul; “The Return of Navajo Boy” dos EUA com o diretor Jeff Spitz sobre a mineração de urânio no território do povo indigena navajo; “Fight for Country” da Austrália do diretor Pip Starr sobre a luta dos aborígenes e ambientalistas contra uma grande mineração de Urânio no norte de Austrália; “Uranio 238: La Bomba Sucia del Pentágono” de Costa Rica do diretor Pablo Ortega sobre a munição radioativa que os Estados Unidos estão usando nas guerras na ex Iuguslávia e Iraque; “Yellow Cake. Die Luege von der sauberen Energie” da Alemanha do diretor Joachim Tschirner que desmascara a grande mentira da indústria nuclear de ser uma “energia limpa”. “Uranium” do diretor canadense Magnus Isacsson sobre a poluição radioativa feita pelas minas de urânio no Canadá. “Project of Decay” de Suécia do diretora Klara Sager sobre o povo indígena samen do norte da Suécia que sofre até hoje por causa do desastre nuclear de Chernobyl em 1986, embora viverem 5 mil quilometros longe da Ucrânia; “Into Eternity” do diretor dinamarquês Michael Madsen sobre a questão do lixo altamente radioativo das usinas nucleares; “Hiroshima – a Film of Human Survival” da EUA/Japão do diretor David Rothauser sobre os sobreviventes da primeira bomba atômica dos Estados Unidos jogada na cidade japonesa de Hiroshima no final da 2ª Guerra Mundial: “Uranium” um filme dos EUA sobre os efeitos graves da mineração de urânio na área indígena dos Navajo em Nuevo Mexico e Arizona da diretora Sarah Del Seronde.

Inscrições prorrogadas até 01 de março 2011 para filmes do Brasil e outros países da América Latina!

Urânio em Movi(e)mento,

1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, de 21 até 28 de maio no Rio de Janeiro (Santa Teresa/Centro Cultural Parque das Ruínas e Centro Cultural Laurinda Santos Lobo) e em junho em São Paulo (Centro Cultural Matilha).

Contato:

www.uraniumfilmfestival.org

info@uraniumfilmfestival.org

Norbert Suchanek, Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, colaborador e articulista do EcoDebate

EcoDebate, 18/02/2011

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa