EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

(Governo) Para todos, artigo de Montserrat Martins

[EcoDebate] Estamos todos “vacinados” contra promessas políticas e por isso o ceticismo é mais do que normal. Assim como alguma esperança, que como diz o ditado “é a última que morre”. Eu, pessoalmente, me sinto feliz por conviver em um meio familiar e social repleto de diversidades “ideológicas”, quer dizer, costumo ouvir todo o tipo de opiniões sobre nossos governantes – muitas vezes, simultaneamente.

O discurso da presidente eleita, por exemplo, já ao final daquela noite, ouvi num desses ambientes de diversidade. Discurso muito bem escrito, diga-se desde logo. Que ouvi provocar reações que vão desde o ceticismo mais irônico de que “não foi ela quem escreveu”, até o elogio (que denota esperança) de que “ela está dizendo as coisas certas”.

Décadas atrás ficou famosa a personagem “velhinha de Taubaté”, do Luís Fernando Veríssimo, que na época era “a última pessoa que acreditava no governo” (os tempos mudaram, hoje são mais de oitenta por cento). A velhinha via algum aspecto positivo em cada atitude ou declaração do Presidente, acreditava sempre nas versões oficiais dos fatos e nas suas boas intenções. Uma versão política de outra personagem da literatura (mais antiga ainda), Poliana, que fazia o “jogo do contente” para buscar o “lado bom” de tudo o que acontecia, mesmo das piores coisas.

Os céticos tem razão em muitas coisas, mas ainda prefiro o discurso de quem assume prometendo governar “para todos” do que a outra alternativa possível, que seria um discurso com farpas contra as oposições. Porque, afinal, se o discurso não for cumprido, dele se poderá cobrar o cumprimento – mas o que teríamos a fazer se essa meta elevada não estivesse sequer entre as promessas ?

Se parece pouco para você, para mim já é um sinal de alento, de que a democracia brasileira se mostra mais evoluída que os discursos populistas e conflitivos, por exemplo, do chavismo. E isso não por falta de adeptos dessa linha no nosso país, mas por prevalecer, acima disso, o bom senso de quem promete governar “para todos”.

Montserrat Martins, Psiquiatra, é articulista do EcoDebate.

EcoDebate, 08/11/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “(Governo) Para todos, artigo de Montserrat Martins

  • para ler e refletir

Fechado para comentários.