EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Pegada Ecológica e Biodiversidade, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Pegada Ecológica e Biodiversidade, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

[EcoDebate] A WWF publicou, em 13 de outubro, o relatório Planeta Vivo (Living Planet) 2010, que mostra o crescimento da Pegada Ecológica mundial e a diminuição da biodiversidade.

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra, de água doce e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.

A Pegada Ecológica é uma forma de medir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade utiliza, em média, para se sustentar.

O relatório Planeta Vivo 2010 mostra que a demanda por recursos naturais da humanidade duplicou desde 1966 e que o ser humano está utilizando o equivalente a um planeta e meio para sustentar suas atividades. Neste ritmo, serão precisos dois planetas para satisfazer os níveis anuais do padrão de produção e consumo antropogênico, em 2030.

Segundo o relatório da WWF, os dez países com a maior Pegada Ecológica per capita são: Emirados Árabes Unidos, Catar, Dinamarca, Bélgica, Estados Unidos, Estônia, Canadá, Austrália, Kuwait e Irlanda.  O Brasil ocupa a 56º posição neste ranking. Os 32 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), são responsáveis por quase 40% da Pegada Ecológica mundial.

Os países do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – possuem uma população maior e uma Pegada Ecológica menor. Contudo, o acelerado crescimento econômico destes 4 países está comprometendo as condições ambientais, já se vislumbrando uma pegada ecológica maior dos BRICs do que dos países desenvolvidos, em um futuro próximo.

O relatório mostra também que o carbono é o principal culpado pelo aumento da Pegada Ecológica e pelo aquecimento global. A Pegada de carbono aumentou de forma assustadora e multiplicou-se por onze nos últimos 50 anos. Isso significa que hoje o carbono é responsável por mais da metade da Pegada Ecológica mundial. Significa, também, que torna-se urgente abandonar a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás) e fazer uma transição para a economia de baixo carbono e de energias renováveis e limpas.

Desta forma, o desafio da humanidade para as próximas décadas é reduzir o ritmo de crescimento da população e fazer uma drástica mudança no modo de produção e consumo da sociedade. As atividades antropogências não podem ultrapassar a capacidade de regeneração do Planeta. No ritmo atual, estamos caminhando para o suicídio e o ecocídio.

Em relação à biodiversidade, o relatório mostra que, em algumas áreas temperadas, houve uma recuperação promissora de populações de espécies – graças, em parte, ao aumento dos esforços de conservação da natureza e a um melhor controle da poluição e do lixo.  No entanto, nas áreas tropicais, houve uma queda de quase 70% nas populações aquáticas (água doce), sendo que esse percentual corresponde ao maior declínio já mensurado em quaisquer espécies, em áreas terrestres ou nos oceanos.

O relatório mostra que o Brasil possui uma alta biocapacidade, mas as mudanças nos hábitos de consumo da população brasileira e a demanda crescente por produtos agrícolas têm pressionado os recursos naturais. O crescimento da classe C, juntamente com o elevado padrão de consumo das classes A e B, tem aumentado a Pegada Ecológica e reduzido a biodiversidade do país. O Brasil já vive acima da sustentabilidade ambiental e os candidatos à Presidência da República, em 2010, só falam em aumentar o consumo, prometendo “mundos e fundos” para os eleitores.

Como disse Denise Hamú, Secretária-Geral do WWF-Brasil: “A redução da desigualdade com aumento do poder aquisitivo da população brasileira é uma conquista positiva. No entanto, também nos coloca frente a um grande desafio que é o de crescer sem esgotar nossos recursos naturais”.

Referência: Relatório Planeta Vivo 2010

José Eustáquio Diniz Alves, colunista do EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. As opiniões deste artigo são do autor e não refletem necessariamente aquelas da instituição. E-mail: jed_alves{at}yahoo.com.br

EcoDebate, 19/10/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

2 thoughts on “Pegada Ecológica e Biodiversidade, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

  • Zé,porque você não defende a natureza desta máfia verde. Zé, é só medir a pegada do farçante do Al Gore, ou dos donos de eco griffes. O teu eco herói gasta só de luz na sua mansão USA $ 33.000,00 por ano, e na cara de pau pede para incautos, que economize. Zé tenha mais respeito pela verdade, e pela inteligencia alheia. Este comportamento e a coragem de expor a “ingenuidade” lembra muito dos flanelinhas verdes os que “cuidam” no grito das florestas alheias, e aviltam os direitos e a dignidade de quem preservou por gerações. Mais tarde, depois de quebrar a economia de quem preservou, eles compram barato e já saem pedindo dinheiro público para cuidar das grilagens dos mananciais de água e das florestas nativas. Tudo que foi negado aos brasileiros que preservaram, como aconteceu no Paraná, aonde todos os mananciais acabaram nas criminosas mão da tua querida WWF,TNC,Boticario e outras,quando fizeram a limpeza humana na região expulsando atravéz de decretos-lei “democráticos” os nativos da região, sem indenizar ningém. veja no website. A não ser que você venha a aprovar esta invasão.

Fechado para comentários.