EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores desenvolvem pesquisas inéditas com a Cajarana do Sertão (Spondias sp)

A UFCG – Campus Patos, com seu curso de Pós-graduação em Ciências Florestais, recentemente criado, desenvolveu um trabalho inédito, no campo científico, cuja pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Ednaldo Queiroga, do departamento de Biologia deste Campus e teve como pesquisador o Mestrando, Poeta e Agrônomo Francisco Soares de Lima (Chico Velho).

Neste trabalho foram estudadas todas as partes produtivas da Cajarana (Spondias sp) – uma planta xerófila, presente em todo semiárido nordestino, de produção sazonal, cujo estudo mostrou todas as informações pertinentes à sua bromatologia, estudos físico-químicos, agronômico e ambiental, em face de sua importância econômico-social-sustentável para a região semiárida do Nordeste brasileiro.

A pesquisa investigou a polpa, o caroço e as folhas. A polpa do fruto foi analisada e estudada com o objetivo de destiná-la para a fabricação de bebidas orgânicas como cachaça, vinho, vermuth, licores, refrigerante, bem como outros aproveitamentos para a linha de produção de congelados, como picolés, sorvetes, cajaranadas, sucos; doces: cocadas, caramelos etc., além da produção de massas para fabricação de farinha para analisar e testar em panificação, em substituição parcial e/ou total ao trigo etc., cujo trabalho já despertou interesse a um Empresário Nordestino, onde este já está providenciando a instalação de uma indústria para o aproveitamento da biomassa do fruto da cajarana, para industrializar organicamente bebidas e produtos de massa de panificação, além da extração do óleo essencial das suas folhas, que, diga-se de passagem, é rico em compostos orgânicos que têm elevado potencial de princípios ativos para aplicação em cosméticos e medicamentos.

Do caroço foi produzido um farelo que vai ser testado para alimentação de animais, peixe etc. Com referência às folhas, objeto de estudo do Mestrando Químico Industrial Hélio Rodrigues de Brito, parceiro desse estudo, foram extraídos óleos essenciais e que nestes foram encontrados diversos compostos orgânicos como, por exemplo, o FITOL, que tem princípios ativos responsáveis pela rejuvenescência, além de outros compostos de alta importância para o campo medicamentoso. O referido trabalho foi desenvolvido no município de Patos, na UFCG – CSTR, Campus de Patos, onde se espera que dentro de dois anos, no máximo, já se tenham resultados extremamente promissores, do ponto de vista de mais informações científicas, para a demanda de incentivos produtivos, ambientais, industriais, comerciais e melhoria sócio-econômica para o desenvolvimento e sustentabilidade para o semiárido brasileiro.

A idéia de se estudar a Cajarana já vem de há muito tempo, quando estes referidos pesquisadores, Dr. Ednaldo Queiroga e o Agrônomo Chico Velho este, hoje, com mestrado em Ciências Florestais, observaram nessa planta um enorme potencial promissor para a sustentabilidade do semiárido do Nordeste brasileiro. Do ponto de vista agronômico, já foi implantado um campo experimental, de cajarana, 1 ha, na comunidade Campo Comprido município de Patos PB, no lote do senhor Lino, sob a coordenação do Agrônomo Francisco Soares de Lima (Chico Velho), para o seguimento das observações de coletas de dados mais consistentes inerentes aos progressivos estudos referentes às informações agronômicas da planta, sequestro de carbono, climatologia, dentre outras. A cajarana, como se sabe, é uma planta que pode ser cultivada em toda região semiárida, em condições de sequeiro, com pouca exigência hídrica, em diversa altitude; e plantada em solos diversos, produzindo normalmente em longos períodos de estiagens, que chova ou que faça sol.

Matéria escrita pelo Agrônomo, poeta, pesquisador Ms. Francisco Soares de Lima (Chico Velho) – Patos PB, 15.03.2010.

* Colaboração de Ruben Siqueira, CPT/BA, para o EcoDebate, 07/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.