EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Debate entre especialistas sobre Brasil e China resulta em livro

livro “Brasil & China em Debate”

Resultado de encontros ocorridos em 2008 e 2009 entre dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista da China (PCCh), o livro “Brasil & China em Debate” é lançado pela Editora da Fundação Perseu Abramo. A obra reúne as apresentações realizadas em dois seminários: um ocorrido em São Paulo e outro, em Beijing.

O seminário brasileiro foi realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e o PT, entre 21 e 23 de maio de 2008, com três especialistas do Departamento de Relações Internacionais do PCCh para debater temas relativos à China, como a estrutura política e o funcionamento do Estado, a configuração das classes sociais e o enfrentamento das desigualdades e a estrutura da economia socialista de mercado da China, abrangendo o papel que o Estado e o capital privado nacional e estrangeiro jogam nessa economia.

Em maio de 2009, a convite do Departamento de Relações Internacionais do PCCh, uma delegação da FPA e do PT participou de idêntico evento, em Beijing, na China, para debater assuntos relativos ao Brasil, como a influência do neoliberalismo, o socialismo petista, a estrutura partidária e perspectivas de 2010, teoria e prática do governo Lula e o impacto da crise internacional.

Para continuar a consolidar e desenvolver o relacionamento amistoso de cooperação entre os dois países em diversas áreas, foi firmado um Protocolo de cooperação entre PT e PCCh, presente no final da obra.

Textos dos especialistas chineses

Zhang Shujun aborda o sistema político e funções do Estado, reitera que a China é um país socialista, seguindo um caminho de desenvolvimento com características próprias. Já Wu Guoyou fala da economia socialista de mercado e comenta o papel do governo como equilibrador macro-econômico e provedor de produtos e serviços públicos, além de detalhar o importante papel dos investimentos estrangeiros no país.

Zhang Qihua comenta os estratos sociais e desigualdades, mostrando que a sociedade chinesa permanece com uma estrutura básica de duas classes sociais, mas com a ocorrência de mudanças significativas no seio de cada uma dela, que também trouxeram uma série de novos problemas. Em outro artigo, o mesmo autor explica o socialismo de características chinesas. Partindo das circunstâncias concretas da realidade chinesa, e aplicando a essa realidade a teoria básica do marxismo, define que a China se encontra na fase inicial do socialismo, sendo necessário desenvolver as forças produtivas, através da economia de mercado.

Os quatro textos foram traduzidos para o português pelo Departamento de Relações Internacionais do PCCh.

Textos dos dirigentes brasileiros

Em “Laços em fortalecimento”, Ricardo Berzoini disserta sobre a importância dos seminários ocorridos em 2008 e 2009, em que o PT pôde obter uma visão mais abrangente das reformas iniciadas no final dos anos de 1970 na China. Berzoini também expõe alguns dos desafios enfrentados durante os 60 anos de fundação da República Popular da China, como a recuperação ambiental, o desemprego e a redistribuição de renda.

Iole Ilíada examina os antecedentes históricos, políticos, econômicos e sociais do neoliberalismo no Brasil, assim como os impactos de sua implantação, em especial durante o governo FHC (1995-2002). A autora frisa que a escalada de implantação do neoliberalismo no Brasil foi, de certo modo, interrompida com a vitória de Lula, em 2002, mas seus efeitos afetaram estruturalmente o país, representando uma herança pesada.

Em “O debate sobre o socialismo”, Valter Pomar reafirma o PT como partido socialista desde sua fundação e transcreve trechos da resolução aprovada pelo 3º Congresso do PT, em 2007, onde destacam-se a formulação das origens do socialismo petista, num quadro internacional de crise das alternativas socialistas existentes e de expansão do neoliberalismo, e a experiência de haver conquistado o governo, em coalizão com forças políticas de centro-esquerda e centro, num país capitalista.

Joaquim Soriano parte da dinâmica das mudanças em curso na cultura política brasileira, que se relacionam com as variações na estrutura social do país, e sustenta que tais mudanças exigem um esclarecimento sobre qual Estado democrático queremos como alternativa à proposta, hoje completamente deslegitimada, de um Estado neoliberal.

Baseado em um ensaio de Juarez Guimarães, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, Joaquim Soriano parte da dinâmica das mudanças em curso na cultura política brasileira, que se relacionam com as variações na estrutura social do país, e sustenta que tais mudanças exigem um esclarecimento de qual Estado democrático queremos como alternativa à proposta hoje completamente deslegitimada de um Estado neoliberal.

Em “Teoria e prática do governo Lula”, Nilmário Miranda mostra como o processo de acumulação de forças, conquista de espaços em parlamentos e governos, disputa pela presidência e lutas sociais, conduziu Lula à vitória nas eleições para a presidência da República, em 2002.

José Eduardo Cardozo apresenta um panorama da crise do sistema capitalista, na forma neoliberal, iniciada nos países centrais, obrigados a apelar para a intervenção do Estado, mesmo desmoralizando seu discurso. O autor sustenta que há um declínio simultâneo da hegemonia dos EUA e do neoliberalismo, ao mesmo tempo em que a América Latina e caribenha vive um momento especial de sua história, com países governados por forças de esquerda e progressistas, criando condições para um desenvolvimento e uma integração de novo tipo.

Ficha técnica
Editora: Editora Fundação Perseu Abramo
Título: Brasil & China em Debate
Organizador: Wladimir Pomar
Autores: Ricardo Berzoini, Wang Jiarui, Zhang Shujun, Wu Guoyou, Iole Ilíada, Valter Pomar, Joaquim Soriano, Nilmário Miranda e José Eduardo Cardozo
ISBN: 978-85-7643-075-9
Número de páginas: 168pp
Preço: R$ 20,00

Mais informações nos sites da editora www.efpa.com.br ou da Fundação Perseu Abramo www.fpabramo.org.br.

(Ecodebate, 17/02/2010)

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.