EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Comunicação de Sustentabilidade do Setor Industrial nas Plataformas de Mídias Sociais

 

artigo

Comunicação de Sustentabilidade do Setor Industrial nas Plataformas de Mídias Sociais, artigo de José Austerliano Rodrigues

Devido à rápida disseminação de dados por meio de novas tecnologias de informação e de um mundo cada vez mais globalizado, as empresas são intensamente observadas pela sociedade civil global.

As empresas podem realizar a Comunicação de Sustentabilidade Corporativa (CSC) analisando valores, publicando relatórios de sustentabilidade, instalando plataformas de informação para os stakeholders, realizando campanhas educativas, etc (SIGNITZER; PREXL, 2008).

O comportamento do consumidor mudou, e isto forçou as empresas a repensar seu marketing, como fazê-lo de forma eficiente no mundo digital. Existem várias plataformas baseadas na Web e todas elas estão se multiplicando por toda a parte, facilitando o comportamento social on-line (TIAGO; VERÍSSIMO, 2014).

De acordo com Kaplan e Haenlein (2010), as mídias sociais podem ser definidas como uma equipe de aplicações baseadas na internet, que desenvolvem os fundamentos ideológicos e tecnológicos na Web 2.0, o que permite o desenvolvimento e o retorno do material gerado pelo usuário.

Para Richter e Koch (2007), as mídias sociais são aplicativos on-line, plataformas e mídia, que visam facilitar interações, colaborações e o compartilhamento de conteúdo. A comunicação de marketing se tornou integrada ao espaço digital, e o desenvolvimento está indo além, o que significa que os profissionais de sustentabilidade de marketing podem criar vínculos digitais com consumidores e outros stakeholders através das mídias sociais (TIAGO; VERÍSSIMO, 2014).

Assim sendo, as mídias sociais fornecem caminhos para um amplo alcance, que permitem a interatividade. Muitas vezes têm um custo, sabendo que há inúmeros benefícios para os anunciantes, porque os consumidores se auto-selecionam em grupos de estilo de vida que permitem direcionar mensagens de sustentabilidade de marketing de forma mais eficiente (KAHLE; VALETTE-FLORENCE, 2012). Nas mídias sociais é possível se comunicar através de diferentes tipos de conteúdo, o que é possível ser postado visualmente, verbalmente ou textualmente ou usando uma mistura de conteúdo textual, visual e verbal (OKAZAKI;TAYLOR, 2013).

Segundo Kim e Ko (2010), as mídias sociais podem ter um impacto dramático na reputação de uma marca. Tuten e Solomon (2012), afirmam que as mídias sociais são as propagandas e plataformas de marketing digital. Assim sendo,os profissionais de sustentabilidade de marketing são capazes de direcionar suas mensagens de forma mais eficiente para os consumidores (SHEEHAN; ATKINSON, 2015).

As mídias sociais como plataforma de marketing se encaixam bem para propaganda sustentável e campanhas sociais, através dos modos eletrônicos de comunicação indireta e do marketing boca a boca eletrônico (eWOM), em vez de propaganda comercial. Desta maneira, a planfletagem ou propaganda em jornais pode ser visto insustentável do ponto de vista ambiental (HUNG; LI; TSE, 2011).

Para Tuten e Solomon (2015), as ferramentas e plataformas de mídias sociais podem ser organizadas em torno de quatro zonas. A seguir:

– Na zona 1 – a comunidade social descreve canais de mídias sociais focados nas relações sociais e nas atividades comuns que as pessoas participam com outras pessoas que compartilham o mesmo interesse. Assim, as comunidades sociais apresentam comunicação bidirecional e multidirecional, conversa, colaboração e compartilhamento de experiências e recursos (TUTEN; SOLOMON, 2015). Na zona 1, o setor industrial da Adidas e Patagonia as comunidades sociais apresentam comunicação bidirecional e multidirecional, conversa, colaboração e compartilhamento de experiências e recursos. Tudo isso é possível no Instagram e Facebook (LAUKKANEN, 2021).

– Na zona 2 – os sites de publicação social ajudam na divulgação do conteúdo para o público. Os canais de publicação social incluem blogs, sites de micro compartilhamento, sites de mídia e de marcação social e notícias (TUTEN; SOLOMON, 2015). Na zona 2, as duas empresas estudadas estão publicando nos blogs, sites de micro compartilhamento, como a colaboração Parley of the Ocean da Adidas, que tem sua própria página web e contas de mídia social. Já, a Patagônia tem seu programa Worn Wear, que tem página própria e conta de mídia social. Além de terem seus sub-perfis nas mídias sociais, que o conteúdo é mais focado no tema como mountain bike ou futebol, lá o conteúdo não é tão focado em sustentabilidade do que na conta oficial (LAUKKANEN, 2021).

– Na zona 3 – o entretenimento social engloba canais de comunicações que oferecem oportunidades de lazer e entretenimento. Estes incluem jogos de console socialmente habilitados, jogos sociais e sites de jogos e comunidades de entretenimento (TUTEN; SOLOMON, 2015). No caso das empresas Adidas e Patagonia não estão na zona 3, não têm oportunidades de jogar nos sites (LAUKKANEN, 2021).

– Na zona 4 – o comércio social refere-se ao uso de mídias sociais para auxiliar na compra e venda on-line de produtos e serviços. Para Tuten e Solomon (2015), é um subconjunto de e-commerce, que significa prática de comprar e vender produtos e serviços pela internet. Na zona 4, ambas as empresas têm suas próprias lojas on-line, mas o consumidor também é capaz de navegar na loja ou revendedor do site da marca. No Instagram você pode ver as fotos postadas das marcas (LAUKKANEN, 2021).

Em resumo, a Adidas e a Patagônia não estão apenas promovendo suas soluções sustentáveis, estão educando os consumidores e seus stakeholders por meios de canais de comunicações. Eles estão mostrando as razões por trás de suas ações, a exemplo da poluição, das comunidades pobres, da diversidade e dos direitos humanos em geral. Além disso, eles compartilham histórias, pesquisas, vídeos, fotos e relatórios de sustentabilidade (LAUKKANEN, 2021).

Todavia, as mídias sociais fornecem um meio de propaganda ideal para anunciantes sustentáveis, porque os consumidores são capazes de se auto-selecionar em grupos de estilo de vida sustentáveis. As mídias sociais, como mídia de propaganda, podem ser especialmente importantes na compreensão da sustentabilidade, pois a sustentabilidade é social por natureza (MINTON et al., 2012).

Assim sendo, as corporações em todo o mundo organizam campanhas de sustentabilidade social corporativa (RSC), e usam as mídias sociais como uma ferramenta para contar suas histórias de responsabilidade social, mas a força das mídias sociais como ferramenta de construção de relacionamentos não está sendo realizada, pois as atividades de RSC são frequentemente comunicadas de forma unidirecional (KENT; TAYLOR; 2015).
Neste sentido, a noção limitada e unidirecional da comunicação do mix de marketing convencional tem dado lugar há muito tempo a valorização da importância da comunicação bidirecional com consumidores.  

José Austerliano Rodrigues. Especialista e Doutor em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ, com ênfase em Marketing e Sustentabilidade, com interesse em pesquisa em Sustentabilidade de Marketing e Comportamento do Consumidor Sustentável. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0779999836176801

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]