EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas pedem efetivas proteções da biodiversidade de água doce

 

Especialistas pedem efetivas proteções da biodiversidade de água doce

Mais de 570 especialistas de 97 países exortam a ONU a fortalecer as proteções da biodiversidade de água doce enquanto a humanidade enfrenta perdas catastróficas de espécies aquáticas e habitats

Pela International Rivers*

Espécies insubstituíveis de água doce e habitats dos quais a humanidade depende estão sendo perdidos em um ritmo mais rápido do que na terra ou nos mares; os líderes mundiais devem priorizar ações urgentes e direcionadas para proteger e restaurar esses ecossistemas e defender os direitos das comunidades indígenas e marginalizadas desproporcionalmente afetadas por essas perdas.

A International Rivers divulgou uma carta assinada por mais de 570 especialistas, cientistas, engenheiros, pesquisadores e profissionais de 97 países pedindo às Nações Unidas e aos delegados nacionais que fortaleçam as ações para proteger os ecossistemas de água doce e a biodiversidade conforme se reúnem nesta semana para a Décima Quinta Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Esses líderes de pensamento em questões de água – incluindo cientistas de várias disciplinas, engenheiros, profissionais de saúde pública, gestores de recursos hídricos, economistas, executivos de negócios, planejadores ambientais, líderes indígenas, vencedores dos MacArthur Fellowships, Goldman Environmental Prizes e Stockholm Water Prizes, diretores da organizações de pesquisa e defesa e outros especialistas envolvidos na proteção e restauração de rios, pântanos, riachos e lagos – alertam que a humanidade está enfrentando uma perda catastrófica dos sistemas de água doce dos quais dependemos para nossas vidas.

“Ecossistemas de água doce em todo o mundo estão sendo degradados mais rapidamente do que em terra ou no mar, e peixes de água doce e outros animais aquáticos enfrentam riscos de extinção muito maiores do que seus equivalentes terrestres ou marinhos. Um quarto dos rios do mundo agora seca antes de chegar ao oceano. O uso humano atual dos recursos de água doce é totalmente insustentável e piora a cada década. No entanto, ainda há tempo para evitar os piores resultados se agirmos rapidamente. Planos de ação e tecnologias já estão disponíveis para ajudar a conservar e restaurar os ecossistemas de água doce e seus serviços ambientais críticos. A hora de agir é agora ”, diz o professor James S. Albert, professor de Ecologia e Evolução da Universidade de Louisiana em Lafayette e principal autor do artigo revisado por pares“ Advertência dos cientistas à humanidade sobre a crise da biodiversidade de água doce ”, publicado no Ambio em janeiro de 2021.

Ikal Ang’elei, um líder queniano das comunidades Omo-Turkana, destaca o que está em jogo para as comunidades indígenas: “Por gerações, os povos indígenas da bacia de Turkana protegeram a biodiversidade da bacia de Omo-Turkana que sustentou suas vidas e represas em todo o mundo continuam a impactar os povos indígenas desproporcionalmente, e nós, os povos indígenas Omo-Turkana, vimos o Lago Turkana, que serve como uma tábua de salvação para meio milhão de pessoas e espécies incontáveis, alterado irrevogavelmente pelas barragens Gibe no Rio Omo. ” A Sra. Ang’elei é a fundadora da Friends of Lake Turkana e uma ativista de direitos humanos e ambiental que foi homenageada por seu trabalho com o Prêmio Ambiental Goldman em 2012.

Os líderes que assinaram a carta incluem:

  • Líderes indígenas e aliados protegendo terras ancestrais, rios, pescas e direitos humanos, incluindo Ikal Ang’elei, Nnimmo Bassey, Joji Cariño, Comissão Indígena de Peixes e Vida Selvagem dos Grandes Lagos, Rios a Rios e Sobrevivencia, entre outros;
  • 11 vencedores do Prêmio Ambiental Goldman trabalhando para salvaguardar os direitos humanos e ambientais, dois vencedores do Prêmio Right Livelihood, um MacArthur Fellow e vários outros prêmios notáveis;
  • Gus Speth, ex-administrador do Programa de Desenvolvimento da ONU;
  • James Albert, Roberto Reis e Kirk Winemiller, co-autores do artigo Ambio revisado por pares de 2021 “Alerta dos cientistas à humanidade sobre a crise da biodiversidade de água doce”;
  • Vencedores do Stockholm Water Prize: Sandra Postel (2021) e Jackie King (2019);
  • 22 membros do comitê da IUCN;
  • Mark Angelo, fundador do Dia Mundial dos Rios, presidente emérito do Rivers Institute no Instituto de Tecnologia da Colúmbia Britânica e vencedor do prêmio inaugural de administração das Nações Unidas.
  • Zeb Hogan, um cientista americano e apresentador do “Monster Fish”, o popular show National Geographic, e
  • Rajeev Raghavan, um cientista indiano com dois peixes recém-descobertos em sua homenagem, o Channa rara e o Indoreonectes rajeevi.

Apenas nos últimos cinquenta anos, as populações de vertebrados de água doce diminuíram 84%, o que é mais do que o dobro do declínio observado para espécies terrestres ou marinhas, de acordo com a ONU. “Os rios, lagos e pântanos da Ásia abrigam coletivamente quase um terço das espécies de peixes de água doce do mundo, muitos dos quais são endêmicos e existem em uma pequena faixa. Trinta e duas espécies dependentes de água doce já foram extintas do continente asiático, com um adicional de 450 espécies vivendo na borda – avaliada como “Criticamente Ameaçada”. As ameaças de estressores antropogênicos incluem poluição, desenvolvimento de energia hidrelétrica, espécies exóticas e superexploração, mas infelizmente a biodiversidade de água doce na Ásia sofre de ‘fora da vista’ e ‘fora da mente’ para a maioria dos formuladores de políticas e políticos. Temos que agir agora e agir fortemente para dobrar a curva da perda de biodiversidade ”, disse Rajeev Raghavan, Coordenador do Sul da Ásia do Grupo de Especialistas em Peixes de Água Doce da IUCN.

As ações direcionadas necessárias para proteger e preservar os ecossistemas de água doce atualmente não existem. Juliana Delgado, Coordenadora de Ciência dos Andes do Norte e América Central do Sul para a Conservação da Natureza na Colômbia afirma: “Por muito tempo, presumimos que a proteção da terra salvaguardaria inerentemente os sistemas de água doce dentro dela. Com o apoio de décadas de pesquisa, agora entendemos a falha dessa lógica. Na América Latina e em todo o mundo, as barragens continuam a ser construídas em áreas protegidas – e os habitats de água doce, a biodiversidade e os modos de vida continuam a desaparecer. A décima quinta Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica é a oportunidade única em uma geração para que os líderes globais reflitam esse entendimento e mudem a trajetória dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. ”

“Como esses especialistas deixam claro, um futuro saudável, justo e resiliente depende da proteção e restauração de nossos ecossistemas de água doce e das plantas, animais e pessoas que eles sustentam”, disse Darryl Knudsen, Diretor Executivo da International Rivers. “Como os povos indígenas e outros nos lembram: água é vida. Nossa sobrevivência depende de pescarias, pântanos, pássaros, água limpa, rios de fluxo livre, insetos e toda a rede de sistemas de água doce para alimentação, saúde e cultura. ”

Citações adicionais de assinantes de cartas:

“Trabalhamos nesta carta com cientistas de todo o mundo para aumentar a visibilidade desta crise de água doce com os líderes mundiais na reunião da Convenção sobre a Biodiversidade e para amplificar as vozes no terreno que estão clamando por metas mais fortes de proteção da biodiversidade de água doce, metas explícitas de água doce e mecanismos de apoio adequados para salvar os ecossistemas e espécies remanescentes de água doce. Precisamos de liderança e ação forte ”, disse Deborah Moore, copresidente do Conselho de Diretores da International Rivers e ex-comissária da Comissão Mundial de Barragens.

“Soluções inovadoras baseadas na natureza já existem e se dermos a elas o apoio e a prioridade necessários para o sucesso, então temos um caminho a seguir para proteger nossos ecossistemas de água doce”, disse Julie Claussen, Diretora de Operações da Fisheries Conservation Foundation e um líder co-autor desta carta.

“A água une todas as espécies que perambulam pelo planeta. Sem ele, morremos. ” diz Maria Gunnoe, com sede em West Virginia, Estados Unidos, é Vencedora do Prêmio Ambiental Goldman de 2009 e ganhadora da Medalha Wallenberg de 2012 por seu trabalho em direitos humanos. Ela é uma especialista no impacto comunitário da mineração de carvão para remoção do topo das montanhas na água, no ar e nas pessoas frequentemente esquecidas de Appalachia. Seu trabalho salvou inúmeros riachos e as pessoas que dependem desses riachos. Maria atualmente atua como Diretora da Mother Jones Community Foundation.

*****

Carta em inglês: https://intlrv.rs/CBDFreshwaterLetter

Carta em espanhol: https://intlrv.rs/CBDAguaDulceCarta

Fonte: International Rivers

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]