EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Declínio global de polinizadores ameaça os ecossistemas e a humanidade

 

abelha morta

Declínio global de polinizadores ameaça os ecossistemas e a humanidade

O desaparecimento de habitats e o uso de pesticidas estão causando a perda de espécies de polinizadores em todo o mundo, representando uma ameaça aos “serviços ecossistêmicos” que fornecem alimentos e bem-estar a muitos milhões – especialmente no Sul Global – bem como bilhões de dólares em produtividade agrícola.

University of Cambridge*

Isso é de acordo com um painel internacional de especialistas, liderado pela Universidade de Cambridge, que usou as evidências disponíveis para criar o primeiro índice de risco planetário das causas e efeitos do declínio dramático de polinizadores em seis regiões globais.

As abelhas, borboletas, vespas, besouros, morcegos, moscas e beija-flores que distribuem pólen, vitais para a reprodução de mais de 75% das safras de alimentos e plantas com flores – incluindo café, colza e a maioria das frutas – estão diminuindo visivelmente em todo o mundo, mas pouco conhece as consequências para as populações humanas.

“O que acontece com os polinizadores pode ter enormes efeitos colaterais para a humanidade”, disse a Dra. Lynn Dicks, do Departamento de Zoologia de Cambridge. “Essas pequenas criaturas desempenham papéis centrais nos ecossistemas do mundo, incluindo muitos dos quais humanos e outros animais dependem para nutrição. Se eles forem, podemos ter sérios problemas. ”

Dicks reuniu uma equipe de 20 cientistas e representantes indígenas para tentar uma avaliação inicial das causas e dos riscos de declínio de polinizadores em todo o mundo. A pesquisa foi publicada na Nature Ecology & Evolution .

As três principais causas globais da perda de polinizadores são a destruição do habitat, seguida pelo manejo da terra – principalmente pastagem, fertilizantes e monocultura de lavouras – e depois o uso generalizado de pesticidas, de acordo com o estudo. O efeito da mudança climática vem em quarto lugar, embora os dados sejam limitados.

Talvez o maior risco direto para os humanos em todas as regiões seja o “déficit de polinização das safras”: quedas na quantidade e na qualidade das safras de alimentos e biocombustíveis. Os especialistas classificaram o risco de “instabilidade” da produção agrícola como sério ou alto em dois terços do planeta – da África à América Latina – onde muitos dependem diretamente de plantações polinizadas por meio de pequenos agricultores.

“As safras dependentes de polinizadores variam mais em rendimento do que, por exemplo, os cereais”, disse Dicks. “Fenômenos climáticos cada vez mais incomuns, como chuvas e temperaturas extremas, já estão afetando as lavouras. A perda de polinizadores adiciona mais instabilidade – é a última coisa que as pessoas precisam. ”

Um importante relatório de 2016 para o qual Lynn Dicks contribuiu sugeriu que houve um aumento de até 300% na produção de alimentos dependente de polinizadores na última metade do século passado, com um valor de mercado anual que pode chegar a US $ 577 bilhões.

A redução da diversidade de espécies foi vista como um risco global de alto escalão para os humanos, que não só põe em risco a segurança alimentar, mas também uma perda de “valor estético e cultural”. Essas espécies têm sido emblemas da natureza por milênios, argumentam os especialistas, e muito pouca consideração é dada a como seus declínios afetam o bem-estar humano.

“Os polinizadores têm sido fontes de inspiração para arte, música, literatura e tecnologia desde o início da história humana”, disse Dicks. “Todas as principais religiões do mundo têm passagens sagradas sobre as abelhas. Quando a tragédia atingiu Manchester em 2017, as pessoas procuraram as abelhas como um símbolo da força da comunidade. ”

“Os polinizadores costumam ser os representantes mais imediatos do mundo natural em nossas vidas diárias. Essas são as criaturas que nos cativam desde cedo. Percebemos e sentimos sua perda. Onde estão as nuvens de borboletas no jardim do final do verão, ou a miríade de mariposas voando pelas janelas abertas à noite? “

“Estamos em uma crise de extinção de espécies, mas para muitas pessoas isso é intangível. Talvez os polinizadores sejam o termômetro da extinção em massa ”, disse Dicks.

A perda de acesso a “polinizadores gerenciados”, como colmeias industriais, foi classificada como um alto risco para a sociedade norte-americana, onde eles aumentam as safras, incluindo maçãs e amêndoas, e sofreram sérios declínios de doenças e ‘desordem do colapso das colônias’.

O impacto do declínio dos polinizadores nas plantas e frutas silvestres foi considerado um sério risco na África, Ásia-Pacífico e América Latina – regiões com muitos países de baixa renda, onde as populações rurais dependem de alimentos silvestres.

Na verdade, a América Latina era vista como a região com mais a perder. As safras polinizadas por insetos, como o caju, a soja, o café e o cacau, são essenciais para o abastecimento alimentar regional e o comércio internacional em todo o continente. É também o lar de grandes populações indígenas dependentes de plantas polinizadas, com espécies polinizadoras, como beija-flores, incorporadas na cultura oral e na história.

A Ásia-Pacífico foi outra região global onde o declínio dos polinizadores foi considerado um risco sério para o bem-estar humano. China e Índia dependem cada vez mais de frutas e vegetais que precisam de polinizadores, alguns dos quais agora exigem que as pessoas polinizem manualmente.

Os pesquisadores alertam que não se sabe o suficiente sobre o estado das populações de polinizadores no Sul Global, já que a evidência de declínio ainda vem principalmente de regiões ricas como a Europa (onde pelo menos 37% das espécies de abelhas e 31% das borboletas estão em declínio) . Os déficits de polinização e a perda de biodiversidade foram vistos como os maiores riscos para os europeus, com potencial para afetar as lavouras que variam de morangos a colza.

O Dr. Tom Breeze, coautor e Pesquisador em Economia Ecológica da University of Reading, disse: “Este estudo destaca o quanto ainda não sabemos sobre o declínio dos polinizadores e os impactos que isso tem nas sociedades humanas, particularmente em partes do Desenvolvendo o mundo.

“Embora tenhamos dados sobre o desempenho dos polinizadores em regiões como a Europa, existem lacunas de conhecimento significativas em muitas outras. É necessária mais pesquisa em nível global para que possamos realmente entender os problemas que enfrentamos e como podemos resolvê-los. “

Referência:

Dicks, L.V., Breeze, T.D., Ngo, H.T. et al. A global-scale expert assessment of drivers and risks associated with pollinator decline. Nat Ecol Evol (2021). https://doi.org/10.1038/s41559-021-01534-9

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]