EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mais de um quarto da população dos EUA sofreu exposição ao calor extremo no verão de 2020

 

Onda de calor nos EUA, setembro de 2020
Onda de calor nos EUA, setembro de 2020. Imagem: NASA

Mais de um quarto da população dos EUA sofreu exposição ao calor extremo no verão de 2020

O calor já é um dos perigos climáticos mais mortais nos Estados Unidos, com o maior fardo sobre as populações de baixa renda e marginalizadas

Distanciamento social e dificuldades econômicas deixaram os americanos vulneráveis ao calor extremo

Por David Hosansky*
National Center for Atmospheric Research

Durante o verão pandêmico de 2020, mais de um quarto da população dos EUA sofreu exposição ao calor extremo, de acordo com um novo estudo liderado pelo Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR). Os sintomas relacionados ao calor que as pessoas relataram, variando de náuseas e cãibras musculares a condições mais graves, como desmaios e confusão, ocorreram à medida que a crise econômica e o distanciamento social tornaram mais difícil escapar de temperaturas sufocantes.

O estudo descobriu que as pessoas mais vulneráveis aos impactos do calor do verão incluíam mulheres, aquelas em famílias de baixa renda ou que estavam desempregadas ou licenciadas, e aquelas que se identificam como hispânicas ou latinas ou outras populações não brancas.

A equipe de pesquisa entrevistou milhares de pessoas para determinar os efeitos do calor em um momento em que milhões de americanos estavam sem trabalho e os temores sobre a disseminação do COVID-19 levaram as autoridades a fechar temporariamente centros comunitários, bibliotecas e outros centros de refrigeração.

“Os dois riscos à saúde do calor extremo e do COVID-19 se cruzaram de uma forma que ampliou as vulnerabilidades existentes e colocou milhões de americanos em risco de estresse por calor”, disse a cientista do NCAR Olga Wilhelmi, autora principal. “As redes de segurança do país provaram ser muito frágeis.”

As pesquisas descobriram que um grande número de pessoas achava mais difícil do que o normal mudar suas rotinas e escapar de altas temperaturas, ou ter acesso a bons cuidados médicos. Embora a maioria dos americanos tenha ar-condicionado, cerca de um em cada cinco entrevistados não conseguia resfriar suas casas de maneira adequada, geralmente por causa dos altos custos de funcionamento ou manutenção de seus aparelhos de ar-condicionado.

“Este estudo enfatiza como as desigualdades sociais e econômicas aumentam os riscos dos perigos ambientais”, disse o coautor Peter Howe, professor associado de geografia da Universidade Estadual de Utah. “O calor já é um dos perigos climáticos mais mortais nos Estados Unidos, com o maior fardo sobre as populações de baixa renda e marginalizadas. Nosso trabalho mostra que muitas pessoas que já estavam sob alto risco de calor foram expostas a um risco ainda maior pelas respostas à pandemia de COVID-19. ”

O estudo, publicado na Environmental Research Letters, foi financiado pela National Science Foundation, que é o patrocinador do NCAR. Cientistas da Universidade Estadual de Utah e da Universidade de Colorado – Colorado Springs são os coautores do estudo.

PRODUTIVIDADE DE TRABALHO REDUZIDA, ISOLAMENTO EM CASA

Mesmo em tempos não-pandêmicos, o calor extremo representa grandes riscos à saúde, podendo causar desidratação e insolação, bem como agravar doenças cardiovasculares e respiratórias. Aqueles que sofrem de escassez de energia e não conseguem manter suas casas frescas estão em maior risco, especialmente as pessoas mais velhas ou muito jovens, ou com problemas de saúde preexistentes.

Para proteger seus residentes mais vulneráveis, os governos locais buscaram medidas como o estabelecimento de centros de resfriamento designados para fuga temporária do calor e o desenvolvimento de programas comunitários que fortalecem as redes sociais e fornecem apoio aos necessitados. Essas estratégias, no entanto, foram minadas pelas dificuldades econômicas e isolamento social associados à pandemia.

Para medir o impacto do calor sobre os americanos durante a propagação do COVID-19, Wilhelmi e seus colegas administraram pesquisas online para mais de 3.000 adultos em julho, agosto e setembro de 2020. Eles perguntaram sobre experiências e percepções extremas de calor, sintomas de calor estresse, estratégias para escapar do calor (incluindo o uso de ar condicionado e mudança de rotinas para evitar o superaquecimento) e os desafios de tomar medidas de proteção durante a pandemia. Os resultados tiveram uma margem média de erro de 3% com 95% de probabilidade, ou intervalo de confiança, de capturar corretamente a média para a população geral.

As pesquisas descobriram que quase 28% dos americanos relataram ter um ou mais sintomas que acreditavam estar relacionados ao calor extremo. Quase um terço expressou algum grau de preocupação com o calor enquanto estavam trabalhando, e um em cada oito disse que havia diminuído a produtividade durante o trabalho em climas muito quentes. Aqueles no grupo de renda familiar mais baixa tinham 68% mais probabilidade de experimentar pelo menos um sintoma de saúde relacionado ao calor do que aqueles no grupo de renda mais alta. Por raça e etnia, os entrevistados não brancos, e especialmente aqueles que eram hispânicos / latinos, eram os mais propensos a relatar sintomas de calor.

Geograficamente, aqueles no Sul e no Oeste eram os mais propensos a relatar doenças relacionadas ao calor. O estudo não examinou as razões para isso, mas a equipe de pesquisa está examinando mais de perto possíveis fatores ambientais e de saúde. Wilhelmi disse que eles podem estar relacionados ao calor e à umidade do Sul e à relativa falta de ar condicionado do Oeste.

Questionados sobre os efeitos da pandemia, mais de um quarto dos entrevistados relataram se sentir isolados em casa, e mais de um em cada cinco disse que era mais difícil do que durante um verão normal verificar a família e os amigos. Aqueles que sentiram muito calor em casa disseram que era difícil ir a um local com ar condicionado ou obter atendimento médico e também eram mais propensos a dizer que estavam preocupados com o COVID-19.

“A pobreza energética tem sido um problema persistente nos EUA, e a pandemia exacerbou as desigualdades socioeconômicas existentes e sobrecarregou os sistemas de resposta a emergências”, disse Wilhelmi. “Olhando para o futuro, é fundamental que as autoridades locais, estaduais e federais tenham os recursos necessários para proteger a saúde dos mais vulneráveis CO2em uma situação de risco múltiplo.”

Referência:

Compounding hazards and intersecting vulnerabilities: Experiences and responses to extreme heat during COVID-19
Authors: O.V. Wilhelmi, P.D. Howe, M.H. Hayden, C. R. O’Lenick
Journal: Environmental Research Letters
https://doi.org/10.1088/1748-9326/ac1760

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]