EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Chuvas ficam mais variáveis à medida que o clima aquece

 

Chuvas ficam mais variáveis à medida que o clima aquece

A variabilidade da chuva globalmente ampliada manifesta o fato de que o aquecimento global está tornando nosso clima mais desigual

Chinese Academy of Sciences*

Os modelos climáticos preveem que a variabilidade da precipitação nas regiões úmidas globalmente será bastante aumentada pelo aquecimento global, causando grandes oscilações entre as condições secas e úmidas, de acordo com um estudo conjunto do Instituto de Física Atmosférica (IAP) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) e o Met Office, o serviço meteorológico nacional do Reino Unido.

Este estudo foi publicado na Science Advances .

As chuvas desempenham um papel importante em nossa vida diária. Mais leva a inundações, menos à seca. Décadas antes, percebeu-se que o aquecimento global leva ao aumento das chuvas, em média. Como esse aumento é entregue no tempo é muito importante. Um aumento de 2-3% na precipitação anual, espalhando-se uniformemente ao longo do ano, não significa muito, mas se cair em uma semana ou um dia, causará estragos.

Usando grandes conjuntos de simulações de modelos climáticos de última geração, este estudo destaca o aumento na variabilidade da precipitação em uma gama de escalas de tempo, de diária a multianual. Os cientistas descobriram que, em um mundo com aquecimento futuro, as regiões climatologicamente úmidas (incluindo os trópicos, as regiões das monções e latitudes médias a altas) não só ficarão mais úmidas em média, mas também oscilam amplamente entre as condições úmidas e secas.

Classificação dos regimes de mudança de precipitação com base nas mudanças no estado médio da precipitação e na variabilidade. O sombreamento indica a razão de mudança na variabilidade da precipitação e precipitação média. (Imagem por IAP)
Classificação dos regimes de mudança de precipitação com base nas mudanças no estado médio da precipitação e na variabilidade. O sombreamento indica a razão de mudança na variabilidade da precipitação e precipitação média. (Imagem por IAP)

 

“À medida que o clima aquece, as regiões climatologicamente úmidas geralmente ficam mais úmidas e as regiões secas ficam mais secas. Esse padrão global de mudança média de chuva é muitas vezes descrito como ‘molhado-fica-úmido’. Por analogia, o padrão global de variação da variabilidade da chuva apresenta um paradigma ‘molhe-obtenha-mais variável’. Além disso, o aumento médio global na variabilidade da precipitação é mais de duas vezes mais rápido do que o aumento na precipitação média em um sentido percentual “, disse ZHOU Tianjun, autor correspondente do estudo. ZHOU é um cientista sênior do IAP. Ele também é professor da Universidade da Academia Chinesa de Ciências.

O aumento da variabilidade da precipitação, em uma primeira ordem, é devido ao aumento do vapor de água no ar à medida que o clima esquenta; mas é parcialmente compensado pelo enfraquecimento da variabilidade da circulação. Este último domina os padrões regionais de mudança na variabilidade da precipitação.

Ao considerar as mudanças no estado médio e na variabilidade da precipitação, a pesquisa fornece uma nova perspectiva para interpretar os futuros regimes de mudança de precipitação. “Cerca de dois terços da terra enfrentarão um hidroclima ‘mais úmido e mais variável’, enquanto as regiões de terra restantes deverão se tornar ‘mais secas, porém mais variáveis’ ou ‘mais secas e menos variáveis’. Esta classificação de diferentes regimes de mudança de precipitação é valiosa para o planejamento de adaptação regional “, disse ZHANG Wenxia, principal autor do estudo.

“A variabilidade da chuva globalmente ampliada manifesta o fato de que o aquecimento global está tornando nosso clima mais desigual – mais extremo em condições úmidas e secas, com transições mais amplas e provavelmente mais rápidas entre elas”, disse Kalli FURTADO, Cientista Especialista do Met Office e segundo autor do estudo. “Os eventos de precipitação mais variáveis podem ainda se traduzir em impactos sobre os rendimentos das colheitas e fluxos dos rios, desafiando a resiliência climática existente das infraestruturas, da sociedade humana e dos ecossistemas.

Referência:

Increasing precipitation variability on daily-to-multiyear time scales in a warmer world
By Wenxia Zhang, Kalli Furtado, Peili Wu, Tianjun Zhou, Robin Chadwick, Charline Marzin, John Rostron, David Sexton
Science Advances28 Jul 2021 : eabf8021
https://doi.org/10.1126/sciadv.abf8021

 

Henrique Cortez *, tradução e edição

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/07/2021






 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]