EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ingestão de plástico por animais atinge números alarmantes

 

gaivota

Ingestão de plástico por animais atinge números alarmantes

Os pesquisadores estão pedindo intervenção humana para lidar com a extensão da ingestão de plástico na vida selvagem, com 1557 espécies em todo o mundo agora documentadas como tendo comido plástico.

O Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Cetáceos (CERG) da Universidade Massey, Dr. Gabriel Machovsky-Capuska, afirma que os novos números estão alarmantemente disseminados em todas as espécies terrestres e de água doce, não apenas na vida marinha.

“Ele demonstra ampla contaminação em vários ramos da árvore da vida; incluindo oito filos e mais da metade das ordens de vertebrados. ”

Publicado na prestigiosa revista Science , o novo artigo é o relatório abrangente mais atualizado sobre a ingestão de plástico de espécies em todo o mundo, incluindo ambientes terrestres, de água doce e marinhos.?

Coautor da revisão, o Dr. Machovsky-Capuska diz que por muitos anos a principal explicação para a ingestão de plástico era que os plásticos eram confundidos com presas que os animais consumiam, no entanto, a revisão mostra que é muito mais complicado do que isso.

“Existem muitos fatores a serem considerados, incluindo a disponibilidade de plástico no meio ambiente, o estado nutricional do animal e sua estratégia de forrageamento.

“Essas características ou traços desempenham um papel importante para a compreensão do risco de ingestão de plástico em cada espécie.”

Os plásticos podem ser considerados ‘armadilhas evolutivas’ porque os animais enfrentam o desafio de distinguir os plásticos como itens não alimentares, apesar das características físicas e químicas extremamente semelhantes.

O Dr. Machovsky-Capuska diz que há uma chance muito pequena de que as espécies possam começar a evoluir e se adaptar em resposta à poluição do plástico.

“Isso poderia potencialmente ocorrer em várias linhagens em diferentes escalas de tempo evolucionárias, portanto, a intervenção humana é desesperadamente necessária .”

Nova Zelândia phasing out mais simples – plásticos de uso em 2025 é exatamente a intervenção humana que o Dr. Machovsky-Capuska quer ver mais.

“Isso certamente reduzirá a disponibilidade de plástico no meio ambiente e, esperançosamente, diminuirá as chances de a vida selvagem encontrar e ingerir plástico. Embora ainda haja muito mais a ser feito, é um passo na direção certa. ”

A Diretora de Pesquisa do CERG, Professora Karen Stockin, acrescentou “A importância dos plásticos no meio ambiente é certamente reconhecida pelo governo da Nova Zelândia e por boas razões, como este novo estudo demonstra”

Referência:

Plastic ingestion as an evolutionary trap: Toward a holistic understanding
Robson G. Santos, Gabriel E. Machovsky-Capuska, Ryan Andrades
Science 02 Jul 2021:
Vol. 373, Issue 6550, pp. 56-60
DOI: 10.1126/science.abh0945

 

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original da Massey University

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.