EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O planalto tibetano aqueceu mais rapidamente do que a média global

 

O planalto tibetano aqueceu mais rapidamente do que a média global

O rápido aquecimento do planalto tibetano afetou significativamente o ciclo hidrológico regional e os serviços do ecossistema, levando a um notável recuo das geleiras e desastres de risco geográfico, como deslizamentos de terra, fluxos de detritos e erupções de lagos glaciais

O planalto tibetano, conhecido como “o teto do mundo”, aqueceu mais rapidamente do que a média global nas últimas décadas. O aquecimento observado no planalto tibetano desde 1960 pode ser atribuído às atividades humanas, particularmente às emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o planalto pode aquecer mais rápido no futuro do que os modelos climáticos projetados, de acordo com um estudo publicado recentemente na Environmental Research Letters .

Institute of Atmospheric Physics (IAP)*, Chinese Academy of Sciences

O Platô Tibetano contém os maiores volumes de gelo fora do Ártico e da Antártica, fornecendo água para dezenas dos principais rios asiáticos.

No entanto, o rápido aquecimento da “Torre de Água da Ásia” afetou significativamente o ciclo hidrológico regional e os serviços do ecossistema, levando a um notável recuo das geleiras e desastres de risco geográfico, como deslizamentos de terra, fluxos de detritos e erupções de lagos glaciais.

“Uma compreensão clara do passado aquecimento do planalto tibetano, particularmente a influência humana subjacente, pode ajudar a antecipar e interpretar melhor as mudanças futuras”, disse ZHOU Tianjun, o principal e autor correspondente do artigo. ZHOU é um cientista sênior do Instituto de Física Atmosférica (IAP) e do Centro CAS de Excelência em Ciências da Terra do Platô Tibetano na Academia Chinesa de Ciências. Ele também é professor da Universidade da Academia Chinesa de Ciências.

Para separar e quantificar as contribuições relativas de diferentes forças externas no aquecimento observado, Zhou e sua equipe usaram o CMIP5, um arquivo de modelos climáticos abrangentes, em que simulações históricas são conduzidas por forças externas individuais. Usando uma detecção ideal de impressão digital e análise de atribuição, os pesquisadores demonstraram que a influência humana é o condutor dominante para o aquecimento observado do Platô Tibetano (1,23 ° C em 1961-2005) com os gases de efeito estufa contribuindo em particular com cerca de 1,37 ° C, que foi ligeiramente compensado por aerossóis antropogênicos. Além disso, ao comparar quantitativamente observações e respostas modeladas, a análise de atribuição indica que o conjunto CMIP5 tende a subestimar a tendência de aquecimento antropogênico no Platô Tibetano.

Considerando o aquecimento antropogênico subestimado no Platô Tibetano pelos atuais modelos climáticos globais, a equipe foi além para corrigir as projeções futuras usando o resultado de atribuição como uma restrição observacional, e descobriu que o Platô Tibetano provavelmente aquecerá mais rápido do que o esperado no futuro.

“Por exemplo, em um cenário de média emissão de carbono (RCP4.5), o planalto tibetano deve aquecer 2,25 ° C e 2,99 ° C em meados do período (2041-2060) e no final do século 21 (2081-2100 ), que são 0,24 ° C e 0,32 ° C mais quentes do que as projeções não corrigidas, respectivamente “, apresentou ZHANG Wenxia, ??o segundo autor do estudo. “Isso implica em uma perda maior de massa da geleira e no aumento dos riscos de risco geográfico na torre de água asiática.”

Aquecimento futuro projetado do Platô Tibetano
Aquecimento futuro projetado do Platô Tibetano no conjunto CMIP5. As curvas grossas indicam as médias do conjunto multi-modelo e os sombreamentos denotam os intervalos do modelo de 90%, derivados da saída do modelo bruto. As curvas tracejadas indicam as projeções restritas com base no resultado da atribuição. Azul e vermelho representam um cenário de emissão de gases de efeito estufa média (RCP4.5) e alta (RCP8.5), respectivamente. (Imagem de ZHANG Wenxia)

O estudo foi apoiado conjuntamente pelo Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da China, Academia Chinesa de Ciências, Fundação Nacional de Ciências Naturais da China e Fundação de Ciência de Pós-doutorado da China.

Referência:

Zhou, T., Zhang, W. 2021. Anthropogenic warming of Tibetan Plateau and constrained future projection. Environ. Res. Lett.
https://doi.org/10.1088/1748-9326/abede8.

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.