EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Limitar o aquecimento a 2°C requer reduções de emissões 80% acima das metas do Acordo de Paris

 

O novo conjunto de dados globais da NASA combina medições históricas com dados de simulações climáticas usando os melhores modelos de computador disponíveis para fornecer previsões de como a temperatura global (mostrada aqui) e a precipitação podem mudar até 2100 em diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa. Créditos: NASA
O novo conjunto de dados globais da NASA combina medições históricas com dados de simulações climáticas usando os melhores modelos de computador disponíveis para fornecer previsões de como a temperatura global (mostrada aqui) e a precipitação podem mudar até 2100 em diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa.
Créditos: NASA

 

Limitar o aquecimento a 2°C requer reduções de emissões 80% acima das metas do Acordo de Paris

Por Hannah Hickey*

Em 2017, um estudo amplamente citado usou ferramentas estatísticas para modelar a probabilidade de o mundo cumprir as metas de temperatura global do Acordo de Paris. A análise descobriu que, pelas tendências atuais, o planeta tinha apenas 5% de chance de ficar abaixo de 2 graus Celsius de aquecimento neste século – a suposta meta do tratado internacional do clima.

Agora, os mesmos autores usaram suas ferramentas para perguntar: Quais cortes de emissões seriam realmente necessários para cumprir a meta de aquecimento de 2 C, considerada um limite para a estabilidade do clima e riscos relacionados ao clima, como calor excessivo, seca, clima extremo e mar aumento de nível?

O estudo da Universidade de Washington descobriu que reduções de emissões cerca de 80% mais ambiciosas do que as do Acordo de Paris, ou uma queda média de 1,8% nas emissões por ano, em vez de 1% ao ano, seriam suficientes para ficar dentro de 2 graus.

Os resultados foram publicados em 9 de fevereiro na revista de acesso aberto da Nature, Communications Earth & Environment .

“Várias pessoas têm dito, principalmente nos últimos anos, que as metas de emissões precisam ser mais ambiciosas”, disse o autor principal Adrian Raftery , professor de estatística da UW. “Fomos além disso para perguntar de forma mais precisa: quanto mais ambiciosos eles precisam ser?”

O artigo usa a mesma abordagem estatística para modelar os três principais vetores dos gases de efeito estufa produzidos pelo homem: população nacional, produto interno bruto por pessoa e a quantidade de carbono emitido para cada dólar de atividade econômica, conhecido como intensidade de carbono. Em seguida, usa um modelo estatístico para mostrar a gama de resultados futuros prováveis com base em dados e projeções até o momento.

Mesmo com métodos atualizados e mais cinco anos de dados, agora abrangendo 1960 a 2015, a conclusão permanece semelhante ao estudo anterior: Cumprir as metas do Acordo de Paris daria apenas 5% de probabilidade de ficar abaixo de 2 graus Celsius de aquecimento.

Assumindo que as políticas climáticas não visam o crescimento populacional ou o crescimento econômico, os autores perguntam que mudança na medida de “intensidade de carbono” seria necessária para cumprir a meta de aquecimento de 2 graus.

Aumentar as metas gerais de redução das emissões de carbono em uma média de 1,8% ao ano e continuar nesse caminho após o término do Acordo de Paris em 2030 daria ao planeta 50% de chance de ficar abaixo de 2 graus de aquecimento até 2100.

“Atingir as metas de temperatura do Acordo de Paris é algo que não pretendemos fazer agora, mas não seria preciso muito mais para fazer isso”, disse o primeiro autor Peiran Liu , que fez a pesquisa como parte de seu doutorado no UW.

O documento analisa o que esse plano geral significaria para os compromissos do Acordo de Paris de diferentes países. As nações estabeleceram suas próprias promessas de redução de emissões do Acordo de Paris . Os Estados Unidos prometeram uma queda de 1% nas emissões de carbono por ano até 2026, ou um pouco mais ambicioso do que a média. A China se comprometeu a reduzir sua intensidade de carbono, ou as emissões de carbono por unidade de atividade econômica, em 60% dos níveis de 2005 até 2030.

“Globalmente, a meta de temperatura requer um aumento de 80% na taxa anual de redução das emissões em comparação com o Acordo de Paris, mas se um país concluiu a maioria das medidas de mitigação prometidas, então a redução extra necessária agora será menor”, disse Liu .

Supondo que a participação de cada país no trabalho permaneça inalterada, os EUA precisariam aumentar sua meta em 38% para fazer a sua parte para realmente atingir a meta de 2 graus. O plano mais ambicioso e razoavelmente bem-sucedido da China precisaria de apenas um aumento de 7%, e o Reino Unido, que já fez progressos substanciais, precisaria de um aumento de 17%. Por outro lado, países que prometeram cortes, mas onde as emissões aumentaram, como Coreia do Sul e Brasil, precisariam de um impulso maior agora para compensar o tempo perdido.

Os autores também sugerem que os países aumentem sua responsabilidade revisando o progresso anualmente, em vez de nas escalas de tempo de cinco, dez anos ou mais incluídas em muitos planos climáticos existentes.

“Até certo ponto, o discurso sobre o clima tem sido: ‘Temos que mudar completamente nosso estilo de vida e tudo mais’”, disse Raftery. “A ideia do nosso trabalho é que, na verdade, o que é necessário não é fácil, mas é quantificável. Reduzir as emissões globais em 1,8% ao ano é uma meta que não é astronômica. ”

De 2011 a 2015, Raftery diz, os EUA viram uma queda nas emissões, devido à eficiência em setores que vão desde iluminação a transporte, bem como regulamentação. As mudanças econômicas relacionadas à pandemia serão de curta duração, ele prevê, mas a criatividade e flexibilidade que a pandemia exigiu podem levar a uma queda duradoura nas emissões.

“Se você disser: ‘Tudo está um desastre e precisamos reformar radicalmente a sociedade’, haverá um sentimento de desesperança”, disse Raftery. “Mas se dissermos: ‘Precisamos reduzir as emissões em 1,8% ao ano’, teremos uma mentalidade diferente.”

Esta pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health.

Hannah Hickey*, University of Washington

Referência:

Liu, P.R., Raftery, A.E. Country-based rate of emissions reductions should increase by 80% beyond nationally determined contributions to meet the 2°C target. Commun Earth Environ 2, 29 (2021). https://doi.org/10.1038/s43247-021-00097-8

 

Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.