EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Imagens de satélite confirmam o impacto desigual das mudanças climáticas

 

Imagens de satélite confirmam o impacto desigual das mudanças climáticas

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen têm seguido as tendências da vegetação nas áreas mais secas do planeta usando imagens de satélite das últimas décadas. Eles identificaram uma tendência preocupante: muito pouca vegetação brota da água da chuva nos países em desenvolvimento, enquanto as coisas estão indo na direção oposta nos países mais ricos. Como resultado, o futuro pode ver escassez de alimentos e um número crescente de refugiados do clima.

Faculty of Science*
University of Copenhagen

Mais de 40% dos ecossistemas da Terra são áridos, uma quantidade que deverá aumentar significativamente ao longo do século 21. Algumas dessas áreas, como as da África e da Austrália, podem ser savanas ou desertos, onde chuvas escassas sempre foram a norma. Dentro desses biomas, a vegetação e a vida selvagem se adaptaram para fazer uso de seus escassos recursos hídricos, mas também são extraordinariamente vulneráveis às mudanças climáticas.

Usando imagens extensas de satélites que monitoram a Terra todos os dias, pesquisadores do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais da Universidade de Copenhagen estudaram a evolução da vegetação em regiões áridas. Sua conclusão é inequívoca:

“Observamos uma tendência clara de áreas áridas se desenvolvendo em sentido negativo nos países mais desfavorecidos economicamente. Aqui, é evidente que o crescimento da vegetação está cada vez mais desvinculado dos recursos hídricos disponíveis e que simplesmente há menos vegetação em relação a a quantidade de chuvas. O oposto é o caso nos países mais ricos “, explica o professor Rasmus Fensholt do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais.

Pior na Ásia e na África, melhor na América do Sul e Austrália

Os pesquisadores analisaram 15 anos de imagens de satélite de vegetação e chuva – de 2000 a 2015. Para comparar a evolução da vegetação em regiões áridas do mundo, os pesquisadores removeram os totais de precipitação da equação. Em outras palavras, eles produziram um cálculo que dá conta do fato de que algumas regiões receberam mais chuvas nas últimas décadas, enquanto outras regiões receberam menos.

Isso fornece uma imagem mais precisa da saúde do ecossistema, à medida que as influências humanas se tornam mais fáceis de identificar: em outras palavras, se o uso de recursos é equilibrado ou se os recursos de um ecossistema foram superexplorados, com consequências potencialmente fatais – já que sistemas desequilibrados podem ser irreparáveis.

“Aqui, nossos resultados demonstram que em regiões áridas, particularmente aquelas na África e na Ásia, menos vegetação cresce para a quantidade de água da chuva que cai, enquanto mais vegetação cresce em áreas áridas da América do Sul e Austrália”, disse o autor principal Christin Abel, um pós-doutorado no Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais.

As áreas com tons roxos indicam onde o crescimento da vegetação em relação à precipitação está diminuindo, enquanto os tons verdes revelam áreas onde a vegetação cresceu mais do que o esperado. As áreas brancas representam ecossistemas onde o crescimento da vegetação está em equilíbrio com os recursos hídricos disponíveis.
As áreas com tons roxos indicam onde o crescimento da vegetação em relação à precipitação está diminuindo, enquanto os tons verdes revelam áreas onde a vegetação cresceu mais do que o esperado. As áreas brancas representam ecossistemas onde o crescimento da vegetação está em equilíbrio com os recursos hídricos disponíveis.

De acordo com os pesquisadores, pode haver várias explicações para o motivo pelo qual as mudanças climáticas e o aumento das temperaturas globais estão afetando a vegetação em regiões áridas dos países mais pobres do mundo. Entre as mais óbvias está o rápido crescimento populacional, na África por exemplo, onde há uma necessidade crescente de explorar terras que, de outra forma, seriam pouco adequadas para a agricultura. Isso produz rendimentos mais baixos e coloca uma quantidade cada vez maior de gado em pouquíssima grama em ecossistemas já frágeis.

Por outro lado, a vegetação em áreas áridas dos países mais ricos do mundo parece estar lidando melhor com as mudanças climáticas. Isso provavelmente se deve à intensificação e expansão de fazendas maiores, onde mais recursos econômicos permitem, entre outras coisas, irrigação e fertilização.

Crises alimentares e mais refugiados climáticos

Como resultado das mudanças climáticas, as tendências futuras para as áreas mais pobres do planeta só parecem estar piorando.

As previsões apontam para uma expansão das áreas áridas de hoje, onde constituirão uma parcela cada vez maior de nossos ecossistemas globais. Isso pode fazer com que mais e mais pessoas fiquem sem comida e precisem migrar.

“Uma consequência do declínio da vegetação nas áreas áridas mais pobres do mundo pode ser um aumento de refugiados do clima de vários países africanos. De acordo com o que vimos neste estudo, não há indicação de que o problema diminuirá no futuro”, afirmou. explica Rasmus Fensholt.

Por vários anos, as imagens de satélite permitiram aos pesquisadores observar que, de modo geral, na verdade, parece que as regiões áridas do mundo se tornaram mais verdes. No entanto, quando os pesquisadores observam quanta vegetação as áreas áridas dos países em desenvolvimento obtêm em relação à quantidade de chuvas, o quadro é diferente.

“Temos o prazer de ver que, há vários anos, a vegetação tem uma tendência ascendente nas regiões áridas. Mas se cavarmos apenas um pouco mais fundo e observarmos como a precipitação se traduziu em vegetação com sucesso, então parece que a mudança climática estar batendo de forma desigual, o que é preocupante “, diz Rasmus Fensholt.

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/12/2020

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.