EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças Climáticas: O Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que a média global

 

Mudanças Climáticas: O Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que a média global

WMO

A mudança climática continua a perturbar o Ártico, com a segunda maior temperatura do ar e a segunda mais baixa no verão, causando uma cascata de impactos, incluindo a perda de neve e incêndios florestais extraordinários no norte da Rússia em 2020.

Isso está de acordo com o 15º Arctic Report Card da NOAA , uma compilação de observações ambientais originais revisadas por pares e análises de 133 cientistas de 15 países.

A transformação sustentada para um Ártico mais quente, menos congelado e biologicamente alterado permanece clara, concluiu.

“Quase tudo no Ártico, do gelo e neve à atividade humana, está mudando tão rapidamente que realmente não há razão para pensar que, em 30 anos, muito de tudo será como é hoje”, disse Rick Thoman, um dos editores do Arctic Report Card, que foi lançado durante uma conferência de imprensa virtual organizada pela American Geophysical Union como parte de sua reunião de outono .

O  Arctic Report Card  fornece atualizações anuais sobre sete tópicos: Temperatura do ar na superfície; Cobertura de neve terrestre; Manto de gelo da Groenlândia; Gelo marinho; Temperatura da superfície do mar; Produtividade primária do oceano Ártico; e degelo da Tundra.

O Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que a média global, com impactos de longo alcance para os padrões de tempo e clima no resto do mundo.

De acordo com o relatório provisório da OMM sobre o Estado do Clima Global, 2020 está definido como um dos três anos mais quentes já registrados, com o calor mais notável sendo observado no Ártico da Sibéria, onde as temperaturas estavam mais de 5 ° C acima da média. O calor siberiano culminou em 20 de junho, quando atingiu 38,0 ° C em Verkhoyansk, provisoriamente a temperatura mais alta conhecida em qualquer lugar ao norte do Círculo Polar Ártico. Isso alimentou a temporada de incêndios florestais mais ativa em um registro de dados de 18 anos, conforme estimado em termos de emissões de CO 2  liberadas por incêndios.

As principais descobertas do Arctic Report Card incluem:

Nos oceanos

Arctic Report Card 2020

A perda de gelo marinho na primavera de 2020 foi particularmente precoce nas regiões do Mar da Sibéria Oriental e do Mar de Laptev, estabelecendo novos recordes de baixa no Mar de Laptev em junho. O fim da extensão do gelo marinho no verão em 2020 foi o segundo menor no recorde de satélite de 42 anos, com 2012 sendo o ano mínimo recorde.

As temperaturas médias da superfície do mar de agosto em 2020 foram ~ 1-3 ° C mais altas do que a média de agosto de 1982-2010 na maior parte do Oceano Ártico, com temperaturas excepcionalmente quentes nos mares de Laptev e Kara que coincidiram com a perda precoce de gelo marinho neste região.

Durante julho e agosto de 2020, a produtividade primária do oceano regional no Mar de Laptev foi ~ 2 vezes maior em julho e ~ 6 vezes maior em agosto em comparação com suas respectivas médias mensais.

As baleias Bowhead têm sido um recurso básico para os povos indígenas costeiros por milênios e são adaptadas de forma única para o ecossistema marinho ártico. O tamanho da população do Ártico Pacífico aumentou nos últimos 30 anos, provavelmente devido aos aumentos na produção primária do oceano e ao transporte para o norte do zooplâncton de que se alimentam.

Mudanças nas temperaturas do ar, tempestades, gelo marinho e condições do oceano se combinaram para aumentar as taxas de erosão do permafrost costeiro, em regiões onde uma alta proporção de residentes do Ártico vive e as atividades industriais, comerciais, turísticas e militares estão se expandindo.

Na terra

Arctic Report Card 2020

A temperatura média anual do ar na superfície da terra no Ártico medida entre outubro de 2019 e setembro de 2020 foi a segunda mais quente desde que a manutenção de registros começou em 1900 e foi responsável por conduzir uma cascata de impactos nos ecossistemas árticos durante o ano.

Nove dos últimos 10 anos viram temperaturas do ar pelo menos 1 ° C acima (2,2 ° F) da média de 1981-2010. As temperaturas do Ártico nos últimos seis anos excederam os recordes anteriores.

As temperaturas excepcionais do ar quente da primavera na Sibéria resultaram em extensão recorde de cobertura de neve em junho no Ártico da Eurásia, conforme observado nos últimos 54 anos.

Os incêndios florestais extremos em 2020 na República Sakha do norte da Rússia coincidiram com temperaturas incomparáveis ​​do ar quente e perda recorde de neve na região.

Desde 2016, as tendências de verdura da tundra divergem fortemente por continente, diminuindo drasticamente na América do Norte, mas permanecendo acima da média de longo prazo na Eurásia.

De setembro de 2019 a agosto de 2020, a camada de gelo da Groenlândia experimentou uma perda de gelo maior do que a média de 1981-2010, mas substancialmente menor do que a perda recorde de 2018/19.

As geleiras e mantos de gelo da Groenlândia continuaram uma tendência de perda de gelo significativa, dominada em grande parte pela perda de gelo do Alasca e do Ártico Canadá.

Da World Meteorological Organization (WMO), com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 11/12/2020

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.