EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Antártida mais verde acelera o derretimento

 

Um novo estudo revelou que minúsculos organismos chamados algas da neve estão contribuindo significativamente para o derretimento da superfície das plataformas de gelo da Antártida.

A descoberta pode ter implicações de longo alcance para a elevação global do nível do mar.

O estudo, publicado na Scientific Reports, usa dados de satélite Sentinel-1 e Sentinel-2 de alta resolução e análises avançadas para explorar como o crescimento de algas da neve, a temperatura e o derretimento da neve interagem nas plataformas de gelo Brunt e Riiser-Larsen de 2019 a 2022.

As algas da neve são plantas microscópicas que crescem na neve e no gelo, muitas vezes conferindo-lhes uma tonalidade verde ou avermelhada. Essas florações escurecem a superfície da neve, reduzem sua refletividade e fazem com que ela absorva mais luz solar e calor, levando ao derretimento mais rápido do gelo.

Uma descoberta fundamental é que a proliferação de algas surge no início da estação de degelo, antes dos picos de temperatura. Utilizando a correlação de Pearson ajustada por defasagem temporal e a análise de causalidade de Granger, o estudo encontrou uma forte ligação entre algas da neve, aumento das temperaturas e degelo da superfície.

Esses fatores formam um ciclo de retroalimentação: o crescimento de algas leva a mais degelo, e cada elemento reforça os outros em um ciclo autossustentável.

Além disso, o estudo constatou que o crescimento de algas diminui no final da estação, apesar dos aumentos contínuos de temperatura. Isso sugere uma relação mais complexa entre algas e derretimento, que depende de um delicado equilíbrio de condições ambientais.

O estudo destaca como processos biológicos — como o crescimento de algas — contribuem para a dinâmica do clima polar.

Os resultados sugerem que modelos climáticos futuros devem incorporar fatores biológicos para prever melhor a elevação do nível do mar, observaram os pesquisadores.

Mapa de distribuição de algas da área de estudo (de 2019-10 a 2022-03)
Mapa de distribuição de algas da área de estudo (de 2019-10 a 2022-03).

Referência:

Liang, D., Zhang, L., Cheng, Q. et al. Seasonal cycles of snow algal blooms intensify surface melting on Antarctic ice shelves. Sci Rep 15, 23139 (2025). https://doi.org/10.1038/s41598-025-05129-3

 

Citação
EcoDebate, . (2025). Antártida mais verde acelera o derretimento. EcoDebate. https://www.ecodebate.com.br/2025/09/02/antartida-mais-verde-acelera-o-derretimento/ (Acessado em setembro 2, 2025 at 03:33)

 
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo do EcoDebate está sob licença Creative Commons, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate (link original) e, se for o caso, à fonte primária da informação