EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Energia limpa: a meta ambiciosa da América do Sul para 2030

 

energia eólica

[Foto de Karsten Würth em unsplash.com]

Num mundo em que grande parte do foco quando se trata de energias renováveis é colocada nos mercados chinês e americano, a América do Sul tornou-se silenciosamente numa espécie de gigante adormecido.

As diversas economias, as ricas histórias culturais e os terrenos altamente variados podem não ser o primeiro lugar onde você prevê que as energias renováveis prosperarão, mas se você pensa assim, não olhou para os números recentemente.

Vamos dar uma olhada mais de perto para ver o que está acontecendo e para onde as coisas podem tomar no futuro.

Progresso significativo em 2022

A América do Sul adicionou mais de 18,2 GW de capacidade energética adicional em 2022, colocando-a à frente da taxa de crescimento da América do Norte e apenas ligeiramente atrás da Europa. Estes números são calculados como uma proporção do consumo líquido de energia, o que significa que a América do Sul poderá, em breve, tornar-se um exportador de energia. Isto é algo que a região nunca foi realmente, com a Rússia dominando o gás natural, a China e os EUA transportando matérias-primas, e o fornecimento mundial de petróleo bruto vindo em grande parte do Médio Oriente.

Utilizar o crescimento das energias renováveis para diversificar as economias sul-americanas é uma forma a longo prazo de criar maiores níveis de estabilidade econômica e política. Quando isto acontecer, a história tem mostrado que outros países têm muito mais probabilidades de fazer investimentos externos. Com uma mudança vem outra, o que significa que um cenário econômico mais estável e diversificado atrairá uma riqueza de novas indústrias, investimentos e tecnologias de arranque. É certamente um momento emocionante para aqueles que lideram o esforço para que a América do Sul ocupe um lugar de destaque neste mercado em rápida evolução.

Quais são os principais tipos de energia renovável da América do Sul?

A energia hidrelétrica é responsável pela maior proporção de energia renovável, totalizando mais de 60% da produção de eletricidade do continente . Isto não só representa o dobro da média global no momento em que este artigo foi escrito, como também significa que a infraestrutura está a tornar-se cada vez mais fiável e acessível. Sendo uma das principais críticas às energias renováveis a falta de tecnologia existente e maquinaria pouco fiável, a América do Sul está certamente à frente da curva no que diz respeito à tão importante implementação no mundo real.

Países como Brasil, Chile e Argentina são alguns dos principais expoentes da energia solar e eólica, com litorais consideráveis que lhes dão uma vantagem sobre países mais interiores. Isto é algo que continuará a crescer à medida que mais empresas privadas entram num mercado que está hoje bem estabelecido. A concorrência e a inovação reduzirão os preços e aumentarão a fiabilidade, ao mesmo tempo que a infraestrutura continua a ser atualizada e otimizada . Boas notícias para aqueles que querem olhar para trás e ver os alicerces de uma indústria energética sustentável que seja autossustentável.

O que acontece à energia excedente?

A bioenergia é algo que hoje é comumente usado em toda a América Latina e do Sul, a ponto de ser exportado. Os biocombustíveis utilizam recursos naturais de origem sustentável e os utilizam para criar energia muito mais limpa do que a queima de carvão. Isso significa que você pode ter uma fonte secundária do mercado renovável que não sofrerá com as mudanças climáticas. Ideal se você deseja fornecer segurança aos mercados de investimento e corretores de energia que desejam saber se o fornecimento é seguro, confiável e escalável.

As exportações de biocombustíveis da América do Sul estão a crescer a um ritmo acelerado e deverão ser líderes mundiais até 2030. Isto está a dominar um novo mercado em rápida evolução, de forma semelhante à que ocorreu com a mudança do petróleo dos EUA para o do Médio Oriente no século XX. Se a América do Sul puder continuar a fortalecer a sua posição e reputação, a região poderá tornar-se o principal fornecedor de biocombustíveis nas próximas décadas. Isto não só criará uma posição comercial melhorada na economia global, mas também atrairá investimento externo em novas tecnologias e startups inovadoras de biocombustíveis .

Liderar em 2030 pode ser possível

A América Latina tem quase um bilhão de painéis solares instalados em diversas fazendas de grande escala que estarão todas funcionando até 2030. A ideia é que, usando a posição próxima ao equador para aproveitar o nível máximo de fluxo solar ao longo do ano, o região pode rapidamente tornar-se um exportador líquido. Os governos estão a eliminar a burocracia e a abrir caminho para conceder licenças às empresas e às startups inovadoras, para que possam ganhar impulso rapidamente. Querem estar à frente da curva e fizeram deste um dos principais objectivos económicos no período até 2030.

Curiosamente, graças às relações comerciais historicamente fortes entre os países da América do Sul, isto poderia criar algo maior do que uma potência regional. Com estas duas partes vizinhas do mundo a tornarem-se em breve exportadores líquidos de quase todos os tipos de energia renovável, o futuro parece certamente mais brilhante do que muitos especialistas previram.

O futuro próximo

Algo tão simples como pesquisar resultados de loteria online no Google ou transmitir um filme, na verdade, requer uma enorme quantidade de infraestrutura em segundo plano. A forma como todo esse hardware é alimentado é um grande desafio à medida que nos progredimos no século XXI. O ponto chave é que a região está a ultrapassar muitas partes do mundo e, portanto, a garantir um lugar à mesa.

O tempo em que a energia viria em grande parte de alguns países abençoados com recursos naturais que poderiam ser extraídos do solo está rapidamente a chegar ao fim. Agora, tudo se resume a usar novas tecnologias inovadoras e uma abordagem de infraestrutura com visão de futuro para ficar à frente dos demais. O facto de a América do Sul e os vizinhos da região Latina estarem a fazer isto a um ritmo mais rápido do que algumas potências econômicas é algo que muitos especialistas têm ignorado ultimamente.

Fazer progressos contínuos, reforçar as relações comerciais e encontrar novas formas de impulsionar a inovação serão cruciais à medida que olhamos para além de 2030.

[.]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *