EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Jejum intermitente de 8 horas aumenta o risco de morte por doença cardiovascular

 

em pauta: saúde 

American Heart Association

Destaques da pesquisa:

  • Um estudo com mais de 20.000 adultos descobriu que aqueles que seguiram um horário de alimentação de 8 horas, um tipo de jejum intermitente, tiveram um risco 91% maior de morte por doença cardiovascular.

  • Pessoas com doença cardíaca ou câncer também tiveram um risco aumentado de morte cardiovascular.

  • Comparado com um horário padrão de comer de 12 a 16 horas por dia, limitar a ingestão de alimentos a menos de 8 horas por dia não foi associado a uma vida mais longa.

 

Uma análise de mais de 20.000 adultos dos EUA descobriu que as pessoas que limitaram sua alimentação em menos de 8 horas por dia, um plano alimentar restrito ao tempo, eram mais propensas a morrer de doenças cardiovasculares em comparação com pessoas que comeram de 12 a 16 horas por dia, de acordo com pesquisa preliminar apresentada na Epidemiologia e Prevenção da American Heart Association – Estilo de Vida e Sessão Científica Cardiometabólica 2024 de março de 1824. A reunião oferece a mais recente ciência sobre saúde e bem-estar da população e implicações para o estilo de vida.

Comer com restrição de tempo, um tipo de jejum intermitente, envolve limitar as horas para comer a um número específico de horas por dia, o que pode variar de uma janela de 4 a 12 horas em 24 horas. Muitas pessoas que seguem uma dieta de alimentação com restrição de tempo seguem um horário de alimentação de 16: 8, onde comem todos os seus alimentos em uma janela de 8 horas e jejuam pelas 16 horas restantes por dia, observaram os pesquisadores. Pesquisas anteriores descobriram que a alimentação com restrição de tempo melhora várias medidas de saúde cardiometabólica, como pressão arterial, glicose no sangue e níveis de colesterol.

“Restringir o tempo diário de comer a um curto período, como 8 horas por dia, ganhou popularidade nos últimos anos como forma de perder peso e melhorar a saúde do coração”, disse o autor sênior do estudo, Victor Wenze Zhong, Ph.D., professor e presidente do departamento de epidemiologia e bioestatística na Escola de Medicina da Universidade Jiao Tong de Xangai, em Xangai, China. No entanto, os efeitos a longo prazo na saúde da alimentação com restrição de tempo, incluindo o risco de morte por qualquer causa ou doença cardiovascular, são desconhecidos.

Neste estudo, os pesquisadores investigaram o potencial impacto na saúde a longo prazo de seguir um plano alimentar com restrição de tempo de 8 horas. Eles revisaram informações sobre padrões alimentares para os participantes do National Health and Nutrition Examination Surveys (NHANES) anual de 2003-2018 em comparação com dados sobre pessoas que morreram nos EUA, de 2003 a dezembro de 2019, do banco de dados do National Death Index dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

A análise foi encontrada:

  • As pessoas que seguiram um padrão de comer todos os seus alimentos em menos de 8 horas por dia tiveram um risco 91% maior de morte devido a doenças cardiovasculares.
  • O aumento do risco de morte cardiovascular também foi observado em pessoas que vivem com doença cardíaca ou câncer.
  • Entre as pessoas com doença cardiovascular existente, uma duração alimentar de não menos de 8, mas menos de 10 horas por dia também foi associada a um risco 66% maior de morte por doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.
  • Comer com restrição de tempo não reduziu o risco geral de morte por qualquer causa.
  • Uma duração alimentar de mais de 16 horas por dia foi associada a um menor risco de mortalidade por câncer entre pessoas com câncer.

“Ficamos surpresos ao descobrir que as pessoas que seguiam um horário de alimentação de 8 horas e restrição de tempo eram mais propensas a morrer de doenças cardiovasculares. Mesmo que esse tipo de dieta tenha sido popular devido aos seus potenciais benefícios a curto prazo, nossa pesquisa mostra claramente que, em comparação com uma faixa típica de 12 a 16 horas por dia, uma duração alimentar mais curta não foi associada a viver mais tempo.

“É crucial que os pacientes, particularmente aqueles com doenças cardíacas ou câncer existentes, estejam cientes da associação entre uma janela de alimentação de 8 horas e o aumento do risco de morte cardiovascular. As descobertas do nosso estudo incentivam uma abordagem mais cautelosa e personalizada às recomendações dietéticas, garantindo que elas estejam alinhadas com o estado de saúde de um indivíduo e com as mais recentes evidências científicas. “Embora o estudo tenha identificado uma associação entre uma janela de alimentação de 8 horas e a morte cardiovascular, isso não significa que a alimentação com restrição de tempo causou morte cardiovascular”.
Detalhes do estudo e fundo:

  • O estudo incluiu cerca de 20.000 adultos nos EUA com uma idade média de 49 anos.
  • Os participantes do estudo foram acompanhados por uma duração mediana de 8 anos e duração máxima de 17 anos.
  • O estudo incluiu dados para os participantes do NHANES que tinham pelo menos 20 anos de idade na inscrição, entre 2003 e 2018, e completaram dois questionários de recordatório dietéticos de 24 horas no primeiro ano de inscrição.
  • Aproximadamente metade dos participantes se identificou como homens e metade se identificou como mulheres. 73,3% dos participantes auto-identificados como adultos brancos não hispânicos, 11% auto-identificados como adultos hispânicos, 8% auto-identificados como adultos negros não hispânicos e 6,9% dos adultos auto-identificados como outra categoria racial, incluindo adultos mestiços e adultos de outras raças não hispânicas.

As limitações do estudo incluíram sua dependência de informações dietéticas autorreladas, que podem ser afetadas pela memória ou recordação do participante e podem não avaliar com precisão os padrões alimentares típicos. Fatores que também podem desempenhar um papel na saúde, fora do tempo diário de comer e causa de morte, não foram incluídos na análise.

Pesquisas futuras podem examinar os mecanismos biológicos que subestimam as associações entre um cronograma alimentar com restrição de tempo e resultados cardiovasculares adversos, e se esses achados são semelhantes para pessoas que vivem em outras partes do mundo, observaram os autores.

“No geral, este estudo sugere que a alimentação com restrição de tempo pode ter benefícios a curto prazo, mas efeitos adversos a longo prazo. Quando o estudo é apresentado em sua totalidade, será interessante e útil aprender mais sobre os detalhes da análise”, disse Christopher D. Gardner, Ph.D., FAHA, o Professor de Medicina Rehnborg Farquhar na Universidade de Stanford, em Stanford, Califórnia, e presidente do comitê de redação da declaração científica da Associação 2023, Padrões Dietéticos Populares: Alinhamento com a American Heart Association 2021 Dietary Guidary.

Um desses detalhes envolve a qualidade nutricional das dietas típicas dos diferentes subconjuntos dos participantes. Sem essa informação, não se pode determinar se a densidade de nutrientes pode ser uma explicação alternativa para os resultados que atualmente se concentram na janela de tempo para comer. Em segundo lugar, é preciso enfatizar que a categorização nas diferentes janelas de alimentação com restrição de tempo foi determinada com base em apenas dois dias de ingestão alimentar”, disse ele.

Também será fundamental ver uma comparação de dados demográficos e características basais entre os grupos que foram classificados nas diferentes janelas alimentares com restrição de tempo – por exemplo, o grupo com a menor janela de alimentação com restrição de tempo única em comparação com pessoas que seguiram outros horários alimentares, em termos de peso, estresse, fatores de risco cardiometabólicos tradicionais ou outros fatores associados a resultados cardiovasculares adversos? Essa informação adicional ajudará a entender melhor a potencial contribuição independente do padrão alimentar de curto prazo relatado neste resumo interessante e provocativo.

Os coautores, suas divulgações e fontes de financiamento estão listados no resumo.

As declarações e conclusões de estudos que são apresentados nas reuniões científicas da American Heart Association são exclusivamente as dos autores do estudo e não refletem necessariamente a política ou a posição da Associação. A Associação não faz nenhuma representação ou garantia quanto à sua precisão ou confiabilidade. Os resumos apresentados nas reuniões científicas da Associação não são revisados por pares, em vez disso, são curados por painéis de revisão independentes e são considerados com base no potencial de agregar à diversidade de questões científicas e pontos de vista discutidos na reunião. Os resultados são considerados preliminares até serem publicados como um manuscrito completo em uma revista científica revisada por pares.

Recursos adicionais:

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]