EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O futuro é cada vez mais energívoro

 

artigo de opinião

Artigo de Vivaldo José Breternitz

A mineração de bitcoins consome 145 bilhões de kWh por ano, mais do que a energia consumida pela Holanda. A produção dessa energia gera 81 milhões de toneladas de CO2, mais do que o total das emissões de um país como o Marrocos, por exemplo.

A mineração consome também cerca de dois trilhões de litros de água por ano, necessários à refrigeração dos computadores utilizados no processo de mineração.

Se o Google decidisse integrar a inteligência artificial generativa a todas as pesquisas que lhe fossem submetidas, o consumo de eletricidade subiria cerca de 29 bilhões de kWh por ano, uma quantidade superior à consumida por países como Quênia, Guatemala e Croácia.

Essas são observações do portal Digiconomist, voltado à discussão dos impactos de novas tecnologias, especialmente do ponto de vista econômico e que foram trazidas pela revista The New Yorker em um artigo intitulado ” The Obscene Energy Demands of A.I.”, que levanta uma questão atual: “como o mundo pode alcançar a meta de zero emissões se continua a inventar novas maneiras de consumir energia?”.

Esse é um tema cada vez mais urgente e os dados da Digiconomist complementam outras informações levantadas recentemente, como por exemplo, um documento da University of Washington afirmando que as duzentas milhões de consultas diárias feitas ao ChatGPT exigem cerca de um GWh, equivalente ao consumo de energia de 33 mil famílias norte-americanas.

Já um estudo da ONU, revela que no biênio 2020-2022, a mineração de bitcoins consumiu aproximadamente 173 TWh e que se essa atividade fosse um país, seria o 27º maior consumidor.

Na atualidade, os maiores consumidores de energia elétrica são a China (6.278 TWh) e os Estados Unidos (3.947 TWh); já o Brasil (535 TWh) é o sexto maior.

É evidente o impacto positivo das tecnologias digitais sobre fatores como qualidade de vida e produtividade, mas fica claro que o aumento constante do consumo de energia gerado por elas deve ser objeto de preocupações de estudiosos, governos e da sociedade em geral.

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

3 thoughts on “O futuro é cada vez mais energívoro

  • Visão de especialistas que chegam ao leigo e deixam admiração.

  • Laudir Luiz Auozani

    Excelentes informações. Confesso que não tinha esta visão de futuro sore o consumo de energia com as novas tecnologias

  • Meu comentário é minha publicação, como comentário feito. Ver a seguir.

    Parabéns Hudson Zanin 🇧🇷🇷🇷🇷🇷🇷, pela conscientização para racionalização da energia elétrica. E obrigado por compartilhar o artigo do Vivaldo J. Breternitz. Parabéns também para o portal Ecodebate.

    Contribuição:

    O artigo apresenta diversos consumos de energia elétrica em empresas e países, mas o consumo está apresentado em Watts. Apresentar o consumo em Watts é um costume antigo que oculta um “grave erro”, que traz gigantesco desperdício de energia (objetivo contrário a busca de racionalização da energia).

    Solução:
    Para colaboração, nesta próxima semana, eu e minha equipe estaremos publicando um artigo científico para esclarecer o erro antigo e apresentar propostas de solução.

    Anexo:
    O Ecodebate apresenta esse artigo sobre hidrelétricas, muito interessante. Aonde desfaz o perigoso e falso glamour das hidrelétricas como “paraíso das renováveis”;
    Novas hidrelétricas ameaçam rios em todo o mundo
    https://www.ecodebate.com.br/2024/03/27/novas-hidreletricas-ameacam-rios-em-todo-o-mundo/

Fechado para comentários.