EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Planos realistas: check-up do humor

 

artigo de opinião

Planos realistas: check-up do humor, artigo de Montserrat Martins

Do ponto de vista médico, além de manter atualizado seu check-up, é bom verificar também seu estado de humor

Pior do que não saber, é pensar que sabe. Essa verdade, que explica alguns absurdos das redes sociais, descreve também problemas frequentes observados na psiquiatria, a depressão e a bipolaridade. Enquanto a pessoa deprimida acha que a elogiam por compaixão, a pessoa com transtorno bipolar, quando em estado de mania (euforia) ou hipomania (otimismo exagerado, mas não tão evidente) se supervaloriza e minimiza os riscos, aos quais tende a se expor, seja em negócios ou no trânsito, em tudo, podendo afetar sua saúde a até sua vida.

Janeiro nos remete a fazer planos para 2024, mas ajuda muito se formos realistas com o contexto que nos cerca e com nossas próprias possibilidades. Do ponto de vista médico, além de manter atualizado seu check-up, é bom verificar também seu estado de humor – que se refere a uma emoção generalizada e contínua, um estado interno subjetivo. Sob um estado de humor negativo, identificamos mais problemas e riscos – e também podemos deixar passar oportunidades. Sob um humor positivo, interagimos mais, somos mais pró-ativos e também podemos correr mais riscos.

Um check-up do seu humor é mais difícil, porque não existe (ainda) um exame preciso para isso – e os próprios profissionais da saúde capazes de lhe avaliar também são seres humanos, sujeitos às mesmas oscilações. Mas, além de escolher profissionais de confiança, também vale a pena se informar com boas fontes – e, na Medicina, elas não costumam ser os influenciadores de sucesso na internet. Aí é que entra a questão do “pior que não saber, é pensar que sabe”, pois há uma profusão de comunicadores virtuais falando em “neurociências” como se entendessem realmente de um assunto tão complexo.

No final de 2023 foi lançado um livro escrito para o público leigo, “Depressão e Bipolaridade”, escrito por um dos maiores especialistas no assunto, o Dr. Pedro Prado Lima. É análogo aos livros de outros médicos especialistas, voltados aos leigos, como por exemplo “Coração: modo de usar”, do cardiologista Dr. Fernando Lucchesi. São muitas as reflexões e o autoconhecimento que podemos agregar, conhecendo o modo de regulação do nosso humor.

Que, ao contrário dos “neuro modismos” das redes sociais, não cai no simplismo, mas descreve a complexidade dos circuitos cerebrais das nossas emoções.

Montserrat Martins é Psiquiatra.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]